quinta-feira, 26 de abril de 2012

TRANSPORTE E ARMAZENAGEM DE ALIMENTOS PERECÍVEIS


Trabalho de Conclusão de curso elaborado em 2011,
por Bruna Luysa Senna de Elias Cosme,
apresentado na Fatec Rubens Lara com orientação do professor Msc. Álvaro de Camargo Prado.

 
Devido ao grande desperdício de alimentos perecíveis no Brasil, a um aumento na fiscalização nesse setor no país, e uma maior exigência de qualidade dos produtos pelos consumidores, o Brasil não pode continuar desperdiçando alimentos perecíveis em sua cadeia de distribuição em porcentagens altíssimas, que chegam a 35% da produção total de alimentos perecíveis no Brasil.

Definição de alimentos perecíveis: são considerados alimentos perecíveis os alimentos que estão sujeitos à deterioração ou decomposição. Carnes, hortaliças, frutas, pães e laticínios são alguns exemplos desses alimentos. Esses tipos te alimentos estão presentes assiduamente no nosso cotidiano, então um erro de transporte ou armazenamento pode afetar a saúde de inúmeras pessoas e trazer um transtorno negativo a empresa ou indústria responsável.   
Cada tipo de alimento perecível tem uma condição e uma maneira de ser transportado, há alimentos que necessitam de temperaturas extremamente frias e outros que precisam ser postos em lugares arejados, etc. Por isso no Brasil o transporte destes alimentos é por maioria das vezes pelo transporte rodoviário, porque é o mais rápido e mais fácil de monitorar os danos a carga.
Em 29 de junho de 2002 entrou em atividade a norma NBR 14701, que regulamenta o transporte de alimentos refrigerados com procedimentos e critérios de temperatura. Seu objetivo é manutenção da temperatura adequada ao longo de toda a cadeia de abastecimento, desde os armazéns com refrigeradores do produtor até a entrega ao mercado.
           
O transporte pode ser feito aberto, aberto com proteção, fechado com frigorífico ou a temperatura ambiente, e pode ser feito através de veículos refrigerados ou isotérmicos. Há inúmeras formas desta carga ser transportada e cabe a distribuidora averiguar qual processo deve ser feito para o tipo de alimento em questão.  
As penalizações por danos a carga, maus tratos, infecções e afins, são muito rigorosas, e através do projeto de lei PL2205/09 os infratores são advertidos pelos órgãos fiscais.
Um erro se quer em qualquer etapa destes processos, pode causar problemas sérios a nós, pois após todas estas etapas, o alimento vai à prateleira aonde nós o compramos e consumimos, por isso há um cuidado muito grande em relação aos alimentos perecíveis, pois eles causam danos diretos ao consumidor terciário.


Fonte:

TCC Transporte e Armazenagem de Alimentos Pericíveis
Bruna Luyza Senna de Elias Cosme

TCC apresentado à Fatec Rubens Lara em 2011.
Disponível na Biblioteca da Instituição


GRUPO 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?