terça-feira, 30 de outubro de 2012

Análise do Projeto de Armazem

ANALISE DO PROJETO DE ARMAZÉNS

A armazenagem é a administração do espaço necessário para manter o estoque, e por
isso, é essencial um planejamento minucioso, pois, nele é definido a localização, arranjo
físico, dimensionamento, e todos os outros recursos necessários para o funcionamento,
tais como, os sistemas que serão utilizados, softwares e mão-de-obra.


Um armazém deve ser projetado visando todo o sistema logístico desde a chegada do
pedido até a expedição do produto e com o objetivo de reduzir custos, as mercadorias
devem ser armazenadas da melhor maneira possível, aproveitando toda sua capacidade
física. Assim como nas outras áreas da logística, a armazenagem também adotou o uso
da tecnologia da informação para otimizar seus processos.

Atualmente, o processo de armazenagem exige que as empresas utilizem sistemas de
informações que possam tomar decisões com agilidade e inteligência. Desta forma, os
sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS), vem se destacando por gerenciar de
forma eficiente essa parte da cadeia de suprimentos.


Existem quatros razões básicas para uma organização utilizar espaço físico de
armazenagem.
Elas são:

1. Reduzir custos de transporte e produção
2. Coordenar suprimento e demanda
3. Auxiliar o processo de produção
4. Auxiliar o processo de marketing

Custos de transporte e produção
Reduz pela compensação nos custos de produção e estocagem, pois os custos totais de
fornecimento e distribuição das mercadorias podem ser minimizados.

Suprimento e demanda
Organizações que possuem produções sazonais têm problemas para coordenar o
suprimento com a sua necessidade. E essa coordenação, quando feita de forma eficiente
reduz custos de produção, já que atende o mercado de acordo com a sua variabilidade.
Commodities também acarreta a necessidade de estoques, uma vez que oscilam de
preços e podem ser comprados em momentos oportunos. Armazéns – Análise do
Projeto de Armazéns - 42

Processo de produção
O armazenamento, em muitas vezes, faz parte do processo de produção. Os depósitos
guardam o material para o momento certo da produção e também poder ser usado para
armazenar a mercadoria até o momento de venda, evitando pagamento de impostos.

Processo de marketing
É importante para o setor de marketing a disponibilidade do produto no mercado. O
armazenamento nesse pensamento é bem utilizado, pois com a estocagem do produto
próximo aos seus consumidores, pode-se conseguir entregas mais rápidas. Melhorando
a entrega e a disponibilidade, aumentando o nível de serviço e o relacionamento
comercial.


Diante dos novos desafios que aparecem no cenário organizacional, é essencial que os
administradores estejam preparados para que possam antecipar situações e evitar futuros
prejuízos. Os conceitos estão mudando de forma rápida, e isso faz com que as empresas
que buscam o sucesso invistam em estudos que garantam a melhor forma de utilizar ou
desenvolver métodos operacionais que sejam tecnicamente e economicamente viáveis.




GRUPO PUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?