sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FERROVIAS, A EXPANSÃO PARA A AMÉRICA DO SUL

FERROVIAS
 A EXPANSÃO PARA A AMÉRICA DO SUL

José Augusto Soares Martins Filho
Orientador: Professor MSc Álvaro Camargo Prado
2009

Com o intuito de alavancar o processo de importação e exportação ferroviário, a implantação do transporte nos países da América do Sul tinha como principal objetivo levantar e intensificar a economia, levando em conta a facilidade que haveria nas conexões com outros países, aumentando o fluxo mercadológico, além de um número significativo de produtos transportados, visando acima de tudo, o lucro nas produções.
A implantação das ferrovias deu-se em 1960, em países como o Brasil, Equador, Argentina, Chile, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Cuba e Venezuela. Houve certa dificuldade no bom funcionamento e envio de materiais, já que as novas linhas praticamente não costumavam ser mantidas, sofrendo perda de lucro e desequilíbrio na importação pelo modo de transporte utilizado, como no Brasil, por exemplo, onde o transporte feito através dos modais ferroviários não era uma prioridade, por haver mais facilidade no envio de mercadorias por outros meios de transporte, como o marítimo e rodoviário.
O transporte ferroviário enfrentava já em sua fase de adaptação, a falta de investimento nas ferrovias latino-americanas, já existiam inúmeros desentendimentos entre os fornecedores de produtos e seus concorrentes, além das disputas territoriais ocorrentes na época, que desfavoreciam a lucratividade esperada.

Ferrovia Brasileira em péssimo estado                    

Analisando a integração ferroviária entre o Brasil e alguns países europeus, podemos dizer que a maior dificuldade encontrada foi também a concorrência entre empresas, embora o grande diferencial entre o transporte rodoviário dos Estados Unidos e Europa, em relação às ferrovias brasileiras seja a modernização, que pouco ocorreu nos países da América do Sul, principalmente no Brasil, pois foi esse um dos principais motivos que acabou gerando falhas no processo de exportação e importação entre os continentes.
Sobre o crescimento e desenvolvimento na América Latina, podemos apontar a empresa ALL (América Latina em Logística) situada no Brasil, que liga os estados do Sul do país, como  uma das maiores empresas na área de logística do país e da América do Sul, tendo extrema importância no avanço do transporte ferroviário, por evidenciar e manter em destaque o sistema logístico por meio das ferrovias.


ALL (América Latina em Logística), principal empresa ferroviária da América do Sul, situada no Brasil.


Por fim, a tão esperada mudança e aumento dos lucros  de mercado com a implantação das ferrovias não obteve um resultado tão esperado, justamente pela falta de investimento na modernização dos equipamentos e modais. O resultado nas atividades de exportação e importação de mercadorias não chegou sequer ao mínimo esperado pelos investidores, que acreditaram no crescimento desse tipo de atividade por aqui, já que se tratava de um continente em expansão, onde o aumento da produtividade parecia facilitar o fornecimento de materiais e produtos alimentícios para outros países. Era preciso mais, muito mais.
Acredita-se que a situação do transporte ferroviário nos países latinos ainda pode ser revertida, basta que a infraestrutura das rodovias sejam readaptadas e aperfeiçoadas para aí então, incluir-se entre os sistemas ferroviários mais avançados e com melhor funcionamento, já que se trata de países com grandes pontos a serem explorados, como a extensão territorial favorável entre pontos que facilitariam o acesso para o envio de produtos num curto espaço de tempo, aumentando dessa forma a produção e lucratividade nos países.  

Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinícius Costa e Vinícius Dalcheco

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