sábado, 10 de novembro de 2012

O CONTROLE DE QUALIDADE PARA O TRANSPORTE MARÍTIMO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS



O CONTROLE DE QUALIDADE PARA O TRANSPORTE MARÍTIMO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS


 JOSÉ CARLOS GRÁS MIRÓ DE CAMARGO

Orientador: Professor MSc. Thames Richard Silva


SANTOS - SP
2012


O transporte marítimo é o maior movimentador de cargas a nível mundial devido ao seu baixo custo e alta capacidade de carga.
No Brasil quase não há transportes internacionais com os países vizinhos da America Latinha por outros Modais (ferroviário, rodoviário), sendo feito quase totalmente por vias marítimas.
Os produtos siderúrgicos acabados planos vem sofrendo um rigoroso controle de qualidade, somado ao aumento de mercados emergentes como China e utilização de matérias alternativos como o Alumínio, aumentando a competitividade tanto no mercado Nacional como principalmente no Mercado Internacional.
O controle de qualidade durante a movimentação consiste em verificar se as embalagens estão de acordo com as especificações e normas aplicadas a cada caso. No caso da armazenagem e estivagem o principal objetivo é atender as exigências de segurança e responsabilidade na movimentação na carga no embarque e armazenagem.

O terminal marítimo privativo de Cubatão



O terminal marítimo privado de Cubatão-SP localizado dentro do complexo Siderúrgico da Usiminas é o local onde se encontra o controle de qualidade para produtos siderúrgicos acabados planos. É utilizado principalmente para receber matéria prima, carvão e minério de ferro e para embarque de seus produtos acabados, bobinas de chapas de aço.
Sua classificação vem de acordo com seu grau de acabamento e pra qual setor será usado, servindo de matéria prima para diversos segmentos industriais, os produtos siderúrgicos pode ser classificados em acabados e semi acabados. Os produtos que são denominados semi acabados são os que irão passar ainda por laminação ou forjamento afim de, se tornarem produtos acabados.
Já os produtos acabados tem uma sub classificação de extrema importância para o setor siderúrgico, plano e não plano.

Os produtos acabados laminados não planos ou longos, tem sua seção transversal diferente da forma retangular (exceção de barras chatas), formas em geral complexas e variadas, embora já se tenham formas consagradas e limitadas. Podem ser classificados em fios, tubos, barras, perfis comuns, perfis especiais e os trilhos. Os produtos não planos chamados de fio-máquina são materiais com seção transversal circular com diâmetro de 5 a 13 mm, laminados a quente, fornecidos na forma de bobinas ou não. Geralmente são destinados a trefilação para produção de fios posteriormente utilizados para fabricação de pregos, parafusos, arame farpado, etc.
Os produtos acabados laminados planos ou simplesmente produto plano, é aquele cuja forma da seção transversal é retangular, sendo que a largura do produto é muito maior que a sua espessura. São obtidos por laminação a quente, ou a quente e a frio de placas em cilindros lisos e se subdividem de acordo com as dimensões.
Tentando evitar reclamações e agradar os clientes se faz necessário a inspeção e o controle de qualidade não só na produção como também no embarque e desembarque.
O processo do controle de qualidade começa no registro, inspeção e vistoria dos produtos siderúrgicos.

 Durante a estadia dos produtos no armazém são realizadas vistorias rotineiras antes da chegada dos navios afim de, manter a qualidade e o bom manuseio dos produtos tipo exportação.

Após atracação do navio, o processo passa para o controle qualidade no momento de transferência dos armazéns para o navio, onde serão realizadas inspeções e vistorias nos produtos.
No navio são realizadas novas inspeções, vistorias e o registro da carga antes de ser feita a amarração e escoramento dos produtos.
O controle de qualidade é realizado através de inspeção e vistoria que avalia diversas situações no produto e na embalagem dos mesmos. Entre as mais importantes, está se o controle do tarjamento a pedido do cliente está correto, se as etiquetas de identificação estão corretas, se as fitas de embalagem estão corretamente aplicadas e se existe falta ou quebra das mesmas, se não existe qualquer tipo de avaria na embalagem do produto, se o produto está em perfeitas condições de embarque, ou seja, pronto para a entrega final ao cliente, seguindo os padrões das normas de qualidade e portuárias impostas pela empresa.
      Este controle de qualidade é realizado no embarque e desembarque do produto.
Tem ainda o relatório de vistoria externa constando dados sobre o navio e a carga, nome do navio, do armador, a bandeira de registro do navio, o porto de embarque, o porto de destino, os horários de atracação, início de embarque, final de embarque, final de peação e saída do navio, a quantidade de volumes embarcados nos porões, o total embarcado por lote, por porto e por produto, além do total geral embarcado. Os relatórios são feitos em português e inglês.
Toda e qualquer avaria ou irregularidade no produto nos armazéns são informadas pelo vistoriador ao responsável que terá 24 horas para sanar o problema.
O processo de controle de qualidade visa proteger o importador (Usiminas) contra possíveis avarias aos produtos causadas no transporte evitando assim processos, garantindo também a satisfação do cliente que irá receber um produto nas especificações desejadas.




André Acsonov e Eduardo Nardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?