quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PÓS-VENDA NA INDÚSTRIA AUTOMOBÍLISTICA Análise de tendências, Fidelização de clientes e Importância do manual do veículo. Autoras: HILDA HIGASHIONNA DE OLIVEIRA RENATA SIMÕES BISAGGIO Professor Orientador: Professor MSc. Mário Nogueira Neto

PÓS-VENDA NA INDÚSTRIA AUTOMOBÍLISTICA
Análise de tendências, Fidelização de clientes e Importância do manual do
veículo.
Autoras: HILDA HIGASHIONNA DE OLIVEIRA
RENATA SIMÕES BISAGGIO
Professor Orientador: Professor MSc. Mário Nogueira Neto


 A prática do pós-venda ao longo dos anos transformou a cultural. Antes, não passava de uma ‘atividade auxiliar’ para o setor de vendas, Hoje é considerada como diferencial mercadológico, define metas razoáveis para conquista dos objetivos. O pós-venda ganhou tamanha valorização, que existem cursos específicos e equipes pré-formadas, prestando consultoria nas empresas dos mais diversos segmentos.
Em função do perfil de consumo, alguns serviços e produtos, tem maior aquisição e, consequentemente, o pós-venda atuará com maior efetividade. Exemplos, o setor automobilístico, foco da pesquisa, tecnologia da informação e eletroeletrônicos, segundo os autores Ângela da Rocha e Renato Cotta de Mello em artigo escrito ao site do SEBRAE, eles afirmam que o serviço de pós-venda, quando bem estruturado, chega a representar 30% dos rendimentos da empresa, ou ainda, no exemplo dos setores mencionados anteriormente, este acompanhamento dado ao cliente após a venda do produto, supera quatro a cinco vezes mais o preço da venda.
Em uma empresa de produtos eletrônicos, qual das duas atividades  mencionadas a seguir, criam o embasamento necessário para ação do pós-vendas: marketing, ou, vendas? No trabalho científico de Hilda Higashionna de Oliveira e Renata Simões Bisaggio, referenciam as opiniões de Richers (2000), onde o marketing tem função de atender e entender o mercado, outros autores referenciados, compreenderam que o marketing absorve os desejos do mercado, planeja, desenvolve e controla programas a fim de suprir estas vontades, mediando as políticas internas com o desempenho produtivo. (FRAGA, 2006; KOTLER E AMSTRONG, 2003). O setor de vendas processa as informações, com linguagem persuasiva e inicia os primeiros vínculos com o consumidor. Priorizar uma atividade á outra no contexto, é quase impossível. Quão maior a quantidade de informações coletadas pela equipe de marketing, mais constate será o treinamento prestado á vendas, melhor o atendimento e fidelização do cliente, satisfação do consumidor e o pós-venda trabalhando bem estruturado. É um ciclo logístico de integralização setorial. No caso da indústria automobilística, é  essencial ao pós-vendas o conhecimento do produto e manual de instruções para que o suporte oferecido ao cliente o ajude a resolver o problema e não servir como medida paliativa em caso de emergências.
No país, mesmo durante turbulências político-financeiras, o setor automobilístico, é crescente. O estímulo governamental atualmente aplicado para incentivar a aquisição de veículos, aumenta a expectativa de vendas de montadoras, concessionárias, porém, a ansiedade em aproveitar o bom momento econômico, faz com que as empresas não atentem a detalhes fundamentais na segurança veicular e os consumidores por sua vez, ignorem ás informações sobre contidas no manual de instrução quando identificada alguma falha, seja por imperícia, ou, não.
O ISO 9000 é um certificado de qualidade que empresas obtêm quando padronizam as ações de fabricação ás especificações do pela International Organization for Standartization, todavia, a qualidade do marketing, a venda, do produto, o pós-venda e a leitura do manual, devem estar sempre interligados.

                                               
                                                                Grupo Jaguar, 2012
Integrantes: Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens Silva 

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