sábado, 10 de novembro de 2012

SENAI MÓVEL - A LOGÍSTICA DO ENSINO PROFISSIONAL Volume 1 – A Satisfação do Cliente Aluno

SENAI MÓVEL - A LOGÍSTICA DO ENSINO PROFISSIONAL
Volume 1 – A Satisfação do Cliente Aluno

TCC elaborado por: Ailton Fernandes Oliveira Da Costa
Orientador: Professor MSc. Mário Nogueira Neto


O trabalho do estudante Ailton Fernandes Oliveira Da Costa tem por objetivo mostrar como funciona a logística do SENAI-SP, bem como as chamadas Escolas Móveis. Foram reformulados em 1972 e implantados em 1973, por meio das Unidades Móveis: Mecânica Diesel e Eletricista Instalador, atendendo também, ao aperfeiçoamento técnico de profissionais já atuantes no mercado de trabalho. A partir de 1974, a implantação de novas Escolas Móveis foi ocorrendo, tendo como critério a demanda de mão de obra estadual e não regional como as Unidades Fixas, e como estratégia, o aperfeiçoamento, a especialização e a reciclagem dos profissionais atuantes no mercado de trabalho. Economicamente a atividade mostrou-se viável comparando-se os custos de operação e implantação a uma Unidade Fixa. Até o ano de 2010 foram contabilizadas 65 Unidades Móveis do SENAI pelo Estado de São Paulo.



Principais Vantagens:

- Flexibilidades operacionais, que permitem a estruturação de programas compatíveis com o nível de qualificação de mão de obra.
- Maior amplitude de atuação, levando os programas de treinamento às indústrias em qualquer localidade do Estado.
- Qualificação de mão de obra satisfazendo as reais necessidades do mercado.
- Ampliação do atendimento ao mercado de trabalho, fixando a mão de obra nas localidades atendidas, contendo a migração.

Logística do Atendimento aos Treinamentos

Há a possibilidade de solicitar treinamento do SENAI, através de um simples processo, em que o SENAI envia um agente de treinamento até a organização. o SENAI analisa a capacidade de atendimento e, caso não tenha, solicita uma reserva de Unidade Móvel, apresentando o orçamento ao solicitante, com custo de: Transporte da Unidade, hora aula e em alguns casos, material de consumo do curso.

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

- ISO 9000
No Brasil dos anos 80, sistemas de avaliação da qualidade eram distantes da realidade, ao passo que os países desenvolvidos evoluíam neste quesito. Sendo assim, a necessidade de exportação encontrou uma barreira nesse quesito, o que fez com que nossa indústria buscasse o conhecimento.
O SENAI SP desenvolveu um sistema de qualidade para repassar aos alunos, para se prepararem para um mercado certificado. Inicialmente foram algumas tentativas isoladas, porém em 1992 contratou-se a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, para prestar consultoria na implantação de um Sistema de Qualidade corporativo ao SENAI SP, o que culminou na Certificação ISO 9000, no ano de 1998 e gradativamente em todas as unidades, inclusive as Escolas Móveis receberam sua Certificação.
Hoje, além do ISO 9001 – 2000 busca-se a implantação do:
- ISO 14000 - Meio ambiente
- ISO 17025 - Calibração dos laboratórios
- OHSAS 18000 - Sistema de Gestão e Segurança Higiene Ocupacional
Vale ressaltar que os certificados fazem com que todos os alunos aprendam a trabalhar com qualidade, que é um pré-requisito da indústria, além de gerarem profissionais mais eficientes e produtivos em todas as áreas.
Pode-se observar através do trabalho de conclusão de curso a que se refere essa postagem, o crescimento do SENAI,o processo de desenvolvimento de tecnologias, que acompanha a evolução mundial e atende as necessidades das empresas e de seus recursos humanos, garantindo o que foi idealizado no início: uma entidade para formar aprendizes e técnicos para a indústria.

Grupo Cachorro

Integrantes: Bruno, Eduardo Lúcio, Juliana, Lohrana, Rayssa, Yasmin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?