segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS- ESTUDO DE CASO SIGSANTOS


SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS 
ESTUDO DE CASO SIGSANTOS

TCC elaborado por THIAGO SILVÉRIO DE SOUZA
Orientador Professor Msc. Álvaro Camargo Prado
2010



Segundo Grupo RETIS de pesquisa, que é da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o sistema de informações geográficas (SIG) é uma ferramenta tecnológica para compreender a geografia e tomar decisões inteligentes, pois o mesmo organiza os dados para que a pessoa que lê o mapa possa selecioná-los de acordo com a sua conveniência e utilizá-los da maneira que julgar conveniente, simplificando o SIG é um sistema automatizado utilizado para armazenar, analisar e manipular os dados geográficos, isto é, são dados que representam objetos e/ ou fenômenos em que a localização geográfica é uma característica inerente e indispensável à informação.                                
Os cinco componentes básicos de um SIG, são:
·         Hardware – refere-se ao computador em que o SIG é processado e seus periféricos onde o usuário utiliza a tecnologia;
·         Software – trata –se da forma de exibição do SIG ao usuário, o objetivo será o do fácil acesso e entendimento aos usuários específicos ou não do sistema.
·         Dados – este item é o mais caro e demorado devido a sua coleta de informações, para que seja implantado o SIG.
·         Método – é o conjunto de práticas em que uma determinada instituição opera seu SIG. Para que organização utilize ao máximo o SIG, ele deve estar  conectado a todos os processos da instituição.
·         Pessoas – é a mão-de-obra,  que com plena qualificação e conhecimento farão o funcionamento correto do SIG.

O Grupo Retis de Pesquisa,  nos diz que há basicamente dois modelos de SIG, o matricial ou raster  e vetorial. O modelo raster é utilizado para armazenar e manipular imagens de sensoriamento remoto, isto, quer dizer que imagens de superfície terrestres geradas a partir da detecção e do registro, por um sensor transportado em veículo aéreo ou orbital, da radiação eletromagnética refletida ou emitida por uma área da superfície terrestre.
No modelo vetorial, a localização e a feição geométrica do elemento são armazenadas e representadas por vértices definidos por um par de coordenadas. Os elementos são expressados por feições geométricas, linhas poligonais e polígonos.

Mapinfo – é usado para geração de mapas temáticos, tornando-se uma poderosa ferramenta de análise e apresentação de dados e resultados.


SIGSANTOS




O SIGSANTOS foi criado para melhorar o conhecimento da cidade real, unificar e integrar as informações de todos os setores da Administração, planejar o desenvolvimento socioeconômico e urbano, melhoria da qualidade dos serviços da Administração Municipal e democratização das informações à população. Principais utilizações na Prefeitura de Santos:

SECRETARIAS
MÓDULOS DESIGNADOS
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
Mapeamento das sinalizações horizontal e vertical
Mapeamento de acidentes
Secretaria de Ação Social (SEAS)
Gerenciamento e espacialização dos equipamentos sociais
Cadastro georeferenciado das Bolsas e Benefícios
Controle dos atendimentos aos munícipes
Secretaria de Educação (SEDUC)
Gerenciamento dos equipamentos (escolas, creches, etc.)
Gerenciamento de vale-transporte
Mapeamento dos alunos da rede pública
Secretaria de Segurança (SESEG)
Espacialização dos equipamentos de segurança
Mapeamento e gerenciamento dos pontos de insegurança
Mapeamento e controle das ocorrências
Secretaria de Planejamento (SEPLAN)
Mapeamento e gerenciamento das redes de água e esgoto
Zoneamento e mapeamento do uso do solo
Mapeamento e gerenciamento da rede de transportes


O SIG é um sistema de enorme importância para todas as instituições seja pública ou privada, pois facilita a tomada de decisão pelo gestor, trazendo informações necessárias e de forma rápida para análise dos problemas.

GRUPO FALCÃO


Arthur Naka, Felipe Dias, Gislaine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?