quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Sistematização da Distribuição de Alimentos Excedentes na Logística Reversa e Humanitária

Alessandra Aparecida de Macedo

Regina Célia Gieron Fonseca

Orientador: Prof. MsC. Julio César M. Martins de Almeida

2012

Representação das desigualdades sociais
 
O alvo deste trabalho é a sistematização e o incremento na gestão dos processos na Logística Humanitária utilizados em um Banco de Alimentos e na Colheita Urbana, bem como a introdução de um software de roteirização para auxiliar no serviço de informação e agilidade geográfica. Nesse contexto propomos a introdução de um software de roteirização com o intuito de diminuir o tempo de movimentação da carga, e assim aumentar sua produtividade, visando um lucro intangível com o incremento de sua rede de atendimento.
Com esta forma de sistematização, podemos ter uma poderosa ferramenta em prol do combate à fome e ao desperdício de alimentos, a logística reversa aliada à logística humanitária. A qualidade do serviço prestado é de difícil mensuração, por tratar-se de doação de alimentos, porém existe a preocupação pelo Projeto Mesa Brasil com o estabelecimento de metas para a expansão do projeto; nesse sentido um estudo sobre a viabilidade de adoção de um software de roteirização virá auxiliar sobremaneira a concretização das metas planejadas. O Mesa Brasil SESC atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Não existe a tabulação dos dados para cada unidade do SESC.

Engradados com o logotipo do projeto
 
O perecimento por fome atinge cerca de 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 (vinte e sete) milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11(onze) milhões nos países desenvolvidos. Fome extrema é o flagelo que, como vimos, mais desencadeia guerras, o aumento da violência, e a destruição do meio ambiente. Entretanto, pode-se supor que é uma agressão ao ser humano, atuando sobre a parte mental e diminuindo o tempo de vida de quem a sofre. Trata-se, além de ser uma questão de saúde pública, de um direito fundamental e obrigatório a todo e qualquer cidadão, mas que lamentavelmente, não é garantido a todos os seres humanos.

O mapa da Fome no Brasil

Para se criar uma forma de se medir a concentração de renda ou a desigualdade social foi criado o índice ou coeficiente de Gini. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, um número muito reduzido de pessoas detém toda riqueza, e as demais nada ou pouco tem. Na prática, o índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. Mais recentemente, números otimistas, conforme divulgados, mostra que o índice Gini (2009) apresenta que da do índice do Brasil de 0,58 para 0,52. Quando colocada à situação brasileira em relação aos países da América Latina, nosso país tem o 3º pior índice, à frente apenas do Haiti e Bolívia.


Grupo Tatu


Integrantes

Andre Acsonov / Eduardo Nardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?