sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL - LOGÍSTICA VERDE NO PORTO DE SANTOS



Transporte Sustentável - Logística verde no Porto de Santos

TCC elaborado por
DANILO MOREIRA DOS SANTOS
Orientador Professor Dr. Mário Nogueira Neto
Co-orientador Professor Msc. Álvaro Camargo Prado
2011


        A lei de modernização dos portos nº 8.630/93, veio a ajudar o Porto de Santos a consolidar-se como o maior porto da América do Sul e 2º maior do Hemisfério Sul, continuando ao longo dos últimos anos o seu crescimento, impulsionado principalmente pelas atividades das empresas privadas que se introduziram neste mercado, um bom exemplo é constatado no terminal portuário de movimentação de contêineres gerenciado pela empresa Santos Brasil.

        A matriz de transporte do Brasil ainda é totalmente dominada pelo modal rodoviário, no Porto de Santos está característica não é diferente, dado a grande quantidade de caminhões que circulam pela as estradas e zona portuária da Baixada Santista como podemos verificar nos noticiários jornalísticos da região.

MATRIZ DE TRANSPORTES DO BRASIL E DO ESTADO DE SÃO PAULO
MODAL
BRASIL
SÃO PAULO
Rodoviário
59,0%
93,1%
Ferroviário
24,0%
5,3%
Aquaviário
13,0%
0,5%
Aeroviário
0,3%
0,3%
Dutoviário
3,7%
0,8%
Fonte: FIESP

        Apesar dos avanços logísticos na área portuária nos últimos anos, a enorme utilização do modal rodoviário traz grandes prejuízos para toda sociedade, como os gargalos no trânsito e a poluição do ar, os veículos do setor portuário que transitam diariamente quase 1300 caminhões, contribuem e muito para estes fatores e agravam ainda mais devido à alta idade média dos caminhões de autônomos utilizados que chegam a mais de 30 anos de uso, quase 90% da frota.

        A questão ambiental e de sustentabilidade vem ganhando uma grande importância no mercado, com enormes exigências da sociedade e a pressão do Governo, a implantação da logística verde na organização para criação de um transporte sustentável se faz necessária para solução dos problemas descritos, fazendo com que as empresas se estruturem mais e melhor para continuarem competitivas no mercado atuante.

        A utilização da logística verde no transporte pode ser executada através de ações como melhorias na gestão de atividades (replanejamento de rotas, aumentando a consolidação de cargas e aproveitamento espaço do veículos) e investimento em frotas menos poluentes e renovadas. Algumas dessas tendências já iniciaram no Porto de Santos como o Projeto Renovar elaborada pela Confederação Nacional dos Transportes e apoiada por várias esferas do governo e sociedade da região, que incentiva renovação de caminhões no porto através de incentivos fiscais para compra.

        Outro bom exemplo é o terminal de contêineres Santos Brasil que criou o denominado projeto Carbono que tem um dos objetivos, buscar oportunidades na utilização de recursos naturais em detrimento ao uso de combustíveis fósseis, visando uma redução maior dos impactos ambientais.

        O Porto de Santos continua nos próximos anos com seu enorme crescimento, mas necessita que este crescimento seja de uma forma sustentável e com a devida importância com a questão ambiental e a utilização da logística verde vem a contribuir para esta questão, buscando um transporte sustentável na zona portuária da região.
 

GRUPO FALCÃO
Arthur Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges

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