CADEIA LOGISTÍSTICA DO SUCO DE LARANJA NO BRASILTransporte e ArmazenagemVolume 1
TCC Elaborado Por: Liliane Oliveira de Souza
Orientador: Professor
MS Alvaro Camargo Prado
Co-Orientador: Professor
Doutor Mario Nogueira Neto
2011
2011
A laranja é um dos mais importantes produtos
agrícolas do comércio mundial sendo este um dos principais produtos no rol das
exportações do Brasil.
Cada seis entre dez copos de suco de laranja consumidos no mundo têm suas origens no Brasil, sendo que o país detém atualmente 50% de produção mundial de suco de laranja e desse montante exporta aproximadamente 98% do que produz atingindo um patamar de 85% da participação do mercado mundial.
Cada seis entre dez copos de suco de laranja consumidos no mundo têm suas origens no Brasil, sendo que o país detém atualmente 50% de produção mundial de suco de laranja e desse montante exporta aproximadamente 98% do que produz atingindo um patamar de 85% da participação do mercado mundial.
Ainda não foi inventada uma máquina que consiga retirar o fruto adequadamente,
sem danificar a planta. No Brasil, a colheita é 100% manual, pois as laranjas
do mesmo pé não amadurecem no mesmo período. Sistemas de transbordo (trator
guincho) são utilizados no carregamento de bags (grandes sacolas com capacidade
para até 700kg de laranja) para que não seja necessária a passagem de caminhões
no pomar, assim evitando a proliferação de doenças e a quebra excessiva de
galhos.
Transbordo - Site SOLOSTOCKS, produtos (2011)
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Posteriormente,
essas laranjas são despejadas na carroceria do caminhão no qual segue para o
packing houses, geralmente localizado dentro da fazenda.
Esse mesmo caminhão
circula apenas dentro da propriedade para evitar que manifestações sejam
trazidas da rua. (Site Canal Rural na Estrada)
- Transporte a granel
Para fazer o transporte do suco de laranja a granel, das fábricas até os portos, as empresas utilizam caminhões com carretas tanques. Essas carretas foram especialmente projetadas para esta finalidade, possuindo um rigoroso controle de temperatura e qualidade para evitar a contaminação do produto.
- Transporte a granel
Para fazer o transporte do suco de laranja a granel, das fábricas até os portos, as empresas utilizam caminhões com carretas tanques. Essas carretas foram especialmente projetadas para esta finalidade, possuindo um rigoroso controle de temperatura e qualidade para evitar a contaminação do produto.
O fato do suco de laranja exigir um
equipamento específico representa a desvantagem de não existir a possibilidade
de carga de retorno.
Nos caminhões- tanques, o produto é conservado na
temperatura de -8 a -10 graus Celsius e com adaptações que permitem o
descarregamento rápido e seguro da carga e praticamente não possuem nenhum tipo
de contato manual. (The Orange Book, 1998).
Chegando aos terminais no porto, o
suco é armazenado em tanques frigoríficos até a autorização para embarque nos
navios.
Camara fria (armazenagem do
suco)
Site CITRUS BR, Notícias, Os Caminhos
da Laranja no Brasil
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A movimentação do produto da área de estocagem até os navios
tanques é feita por tubos interligados entre os terminais e o cais. São
utilizados sucodutos especiais com isolação térmica, para o bombeamento
direto do suco congelado, do terminal do porto aos navios tanques. Esse sucoduto
possui um controle de fluxo e pressão, além de válvulas automáticas para
impedir qualquer tipo de contaminação do produto por agentes externos. Chegando
aos navios, o suco é armazenado em tanques especiais, tank farm, onde é
mantido em baixas temperaturas.
Navio tanque M/T Carlos
Fisher (40000 ton de capacidade)
Fonte: Site BLOGMERCANTE/NAVEGAR É PRECISO
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- Transporte em tambores de 200 litros
O suco é acondicionado em tambores os quais são transportados,
entre a fábrica e o porto de embarque, em caminhões frigorificados. No porto,
estes tambores são transferidos para um navio, também frigorificado, que levará
o suco ao país de destino.
O transporte em tambores apresenta algumas
desvantagens, como por exemplo, possuir custos elevados devido à baixa
eficiência no transporte, em especial na transferência intermodal. Mas, sua
principal vantagem competitiva é o baixo investimento em custos fixos, além de
um melhor monitoramento da qualidade do produto, o que permite atingir mercados
mais exigentes, como o mercado japonês.
- Transporte via contêiner: tank-reefer
Trata-se de transporte
unitizado em contêiner frigorífico, o qual foi desenvolvido para reduzir os
custos derivados do uso de tambores e também para reduzir o tempo de embarque e
desembarque nos terminais multimodais.
Um tank-reefer de 20 pés equivale
a 96 tambores, sendo que o custo dos tambores vazios pode chegar a US$ 1.920,
bem mais que as despesas com a locação do contêiner frigorífico numa viagem de
carga de aproximadamente 45 dias.
O Brasil vem crescendo no que diz respeito à produção do suco de laranja. Principalmente pelas tecnologias utilizadas na passagem do produto em todo o processo e assepsia, que são conquistas brasileiras.
Grupo Albatroz
Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma
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