ABASTECIMENTO DE MINÉRIO DE FERRO
NA USIMINAS CUBATÃO
Gargalos e Possibilidades de
Ampliação
ANTONIO CLAUDIO ORNELAS ALVES
ANTONIO CLAUDIO ORNELAS ALVES
Orientador
Professor MSc. Álvaro Camargo
Prado
A Usiminas é uma usina
siderúrgica integrada, isto é, o aço é obtido através do minério de ferro que é
transformado na usina em seus altos fornos, criando um produto chamado ferro
gusa.Em outra fabrica da usina chamada de aciaria será
transformado em aço liquido.
aciaria I da Usiminas de Cubatão
São diversas as matérias
primas usadas na siderurgia, mas basicamente podemos destacar o minério de
ferro, que é a principal, o carvão mineral e o calcário. É importante conhecer
a composição química de cada minério e estocar de forma adequada.
O minério assim como outras
matérias primas serão descarregados de acordo com o modal que foram
transportados, e serão estocados no pátio primário. Este pátio recebe todas as
matérias primas e separa de acordo com o material, em outros tempos a Usiminas
tinha vários fornecedores de minério e era feito já no pátio primário uma pré
blendagem dos minérios de ferro fino (SILVA, M.H.R.T. 1996), ou seja, era
agrupando os minérios dos diversos fornecedores em camadas, de forma a garantir
a homogeneização em pilhas, atualmente a grande maioria do minério fino e
fornecido pela própria Usiminas.
O abastecimento do minério de ferro é feito através dos
sistemas Ferroviário, Ferro-Rodo, Rodoviário, Cabotagem e Multimodalidade.
Segundo José
Eduardo (analista de abastecimento da Usiminas Cubatão ) o modal ferroviário é
o plano A da Usiminas, se possível todo material seria transportado desta
forma. Hoje o maior fornecedor de minério é a própria Usiminas, que possui três
minas no município de Itatiaiuçu, o material é extraído e embarcado em
caminhões que viajam de 50 a
70 km
até o Terminal de Sarzedo Novo no município Sarzedo, de lá seguem em vagões,
através da MRS, até a Usiminas Cubatão.
A Usiminas ainda tem outros
fornecedores que entregam o material em terminais através de caminhões ou de
correias e depois seguem pelo modal ferroviário até Cubatão, os fornecedores
são: CSN o minério e transportado por 4 Km até o terminal de Casa de Pedra no
município de Congonha do Campo.
O modal marítimo através da
costa do país chamado de cabotagem, é o plano “B” para o fornecimento de
minério, pois a melhor opção é a ferrovia. O Porto de Tubarão da Vale, no
passado era o nosso maior porto de embarque, pois a ferrovia (RFFSA) era
incapaz de atender a nossa necessidade. Na época áurea do marítimo, chegamos a
trazer de 250 a
300 mil t por mês e a ferrovia através da Rede Ferroviária fazia apenas de 100 a 120 mil t/mês, sendo a
necessidade de 450 mil t/mês para uma produção de 3.800.000 t/ano de aço
liquido.
A Usiminas apresentou dois
projetos, um que amplia e moderniza o sistema atual com a aquisição de novas
máquinas com potência 50% maior que as atuais, e outro totalmente diferente,
usando correia transportadora de longa distância, o percurso proposto será onde
passou o antigo sistema funicular, que hoje se encontra em processo de
degradação, tal preocupação é para não desmatar ainda mais a Mata Atlântica.
Portanto para baratear o
custo de produção e aumentar a confiabilidade no sistema de transporte no
abastecimento de minério de ferro e necessário a implantação de pelo menos um
dos projetos, como nas palavras do então presidente da MRS, Júlio Fontana Neto,
“com o crescimento da atividade industrial e o aumento das exportações
brasileiras pelo Porto de Santos, o fluxo de cargas entre o Planalto Paulistano
e a Baixada Santista – vital para nossa economia – passou a apresentar um nó
logístico e ambiental. É urgente desatá-lo”.
Grupo Dragão
Adolpho
Moreira
Adriana
Pereira
Alan
Gatti
Anderson
Floriano
Bruna
Freire
Fotis
Dionysios
Marisol
de Andrade
Vinícius
Dias da Cunha
Meu pai trabalhou na Aciaria da Gerdau, antiga Villares, e me recordo que a equipe sempre buscava baratear o custo de produção e aumentar a confiabilidade no sistema de transporte no abastecimento de minério ferro.
ResponderExcluirMuito legal saber dos diferentes modais utilizados no transporte do ferro!