Logística Hospitalar -
Planejamento Estratégico em Estoque de Medicamentos
Orientador: MSc. Mário de Souza Nogueira Neto
Co-orientador: MSc.
Álvaro Camargo Prado
Santos – SP
2009
A Logística
hospitalar caracteriza-se pela administração de materiais (bens de consumo ou patrimoniais)
e pacote produto serviço. Na administração de materiais, os bens de consumo
satisfazem o fluxo de materiais e informações ao cliente na hora certa, na
quantidade precisa e em ótima condição de armazenagem e utilidade. No pacote
serviço, é aplicada aos bens de consumo, bens patrimoniais (instalações e
equipamentos) e prestações de serviço aos usuários. Tem como objetivo gerenciar
todo o processo de seleção de materiais, gestão de estoques, compras ou
aquisições e armazenagem.
A importância dos materiais nas atividades
hospitalares e de saúde, não se mede apenas pelo valor econômico, mas pela sua essencialidade
à prestação dos serviços a que dão suporte.
Entre os materiais armazenados no almoxarifado estão os produtos farmacêuticos, hospitalares, alimentícios, de escritório, de limpeza, gases medicinais e todos os produtos de consumo na área hospitalar.
Os materiais representam uma parcela significativa dos custos hospitalares, segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Arthur De Little (1991), foi apresentado que 33% dos custos operacionais dos hospitais pesquisados referiam-se aos suprimentos de medicamentos, alimentos e outros materiais, incluindo as atividades administrativas relacionadas. Por isso, a importância de um planejamento estratégico na gestão de materiais para melhorar a qualidade nos serviços prestados ao paciente.
Entre os materiais armazenados no almoxarifado estão os produtos farmacêuticos, hospitalares, alimentícios, de escritório, de limpeza, gases medicinais e todos os produtos de consumo na área hospitalar.
Os materiais representam uma parcela significativa dos custos hospitalares, segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Arthur De Little (1991), foi apresentado que 33% dos custos operacionais dos hospitais pesquisados referiam-se aos suprimentos de medicamentos, alimentos e outros materiais, incluindo as atividades administrativas relacionadas. Por isso, a importância de um planejamento estratégico na gestão de materiais para melhorar a qualidade nos serviços prestados ao paciente.
Layout de um almoxarifado central e satélites. |
Segundo a Resolução RDC n.º. 50 de 21/2/2002 que é um instrumento normativo para planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, a área de recepção e inspeção de medicamentos deve possuir no mínimo 10% da área total de armazenagem e uma área mínima de 0,6 m² de armazenagem e controle de produtos farmacêuticos para cada leito hospitalar.
A farmácia hospitalar armazena de três tipos de produtos:
- Medicamentos de prateleira: agulhas, seringas e outros insumos farmacêuticos;
- Psicotrópicos:
drogas sobre as quais tem de
ser exercido controle rigoroso, devendo as autoridades de saúde serem constantemente informadas sobre o
seu uso e estoque existentes na instituição;
- Materiais
refrigerados: medicamentos que requerem refrigeração, por exemplo, antibióticos devem ser
separados por via de administração (materiais injetáveis, oral e tópico), em
ordem alfabética conforme nome genérico ou principio ativo e por data
de validade. De acordo com a validade deve seguir o
princípio do Primeiro que Expira Primeiro que Sai (PEPS) evitando o
desperdício por vencimento de prazos de validade.
A distribuição de medicamentos e de suprimentos é realizada mediante as solicitações ou requisições ao setor. Em locais de pronto atendimento, como o pronto-socorro, convém manter um almoxarifado satélite para abastecer todas as necessidades do setor 24 horas por dia e 7 dias por semana.
A classificação dos medicamentos tem como objetivo ajudar as atividades operacionais e administrativas apresentando critérios de utilização, criticidade, forma de disponibilização dos materiais, dificuldade para aquisição e periculosidade, toxidade e perecibilidade atendendo as peculiaridades de giro, preço, consumo, prazo de entregas e fornecimento.
O uso da tecnologia de informação nesse segmento beneficia na redução dos custos, melhora os níveis de serviço na unidade, giros de estoques ou rotatividade eficientes, avaliação e previsão de estoques precisos, estoque de segurança e custo de armazenagem. Além de unificar os setores nessa cadeia de suprimentos tanto em relação aos fornecedores, setor de compras, almoxarifado (farmácia hospitalar) e setores solicitantes.
A distribuição de medicamentos e de suprimentos é realizada mediante as solicitações ou requisições ao setor. Em locais de pronto atendimento, como o pronto-socorro, convém manter um almoxarifado satélite para abastecer todas as necessidades do setor 24 horas por dia e 7 dias por semana.
A classificação dos medicamentos tem como objetivo ajudar as atividades operacionais e administrativas apresentando critérios de utilização, criticidade, forma de disponibilização dos materiais, dificuldade para aquisição e periculosidade, toxidade e perecibilidade atendendo as peculiaridades de giro, preço, consumo, prazo de entregas e fornecimento.
O uso da tecnologia de informação nesse segmento beneficia na redução dos custos, melhora os níveis de serviço na unidade, giros de estoques ou rotatividade eficientes, avaliação e previsão de estoques precisos, estoque de segurança e custo de armazenagem. Além de unificar os setores nessa cadeia de suprimentos tanto em relação aos fornecedores, setor de compras, almoxarifado (farmácia hospitalar) e setores solicitantes.
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