E-COMMERCE PARA CONSUMIDORES E FORNECEDORES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ELABORADO PELAS ALUNAS FERNANDA
BORGES DE CARVALHO SANTOS E BRISA
MARINA RODRIGUES GIMENES ORIENTADO PELO PROF.MSC. JULIO CESAR M. MARTINS
DE ALMEIDA EM DEZEMBRO DE 2011 COM O TITULO- E-COMMERCE: PROBLEMA OU SOLUÇÃO PARA EMPRESA E CONSUMIDORES?
A monografia tem como objetivo apresentar os prós e
contras sobre o uso da internet e todas as ferramentas que atualmente vem
dominando o cotidiano das pessoas. O uso da internet com fins comerciais vem
expandindo há alguns anos, graficamente falando em uma curva ascendente
crescente a cada ano. A internet representa hoje o meio de comunicação mais
utilizado, e para diversos fins (compra, venda, envio de currículos, obtenção
de informações, etc)
Em um primeiro plano a monografia apresenta todas as
ferramentas modernas da internet, como e-mails, redes sociais,
videoconferências, processos seletivos, entretenimento, entre muitos outros.
Mesmo com o sucesso de todas essas ferramentas, aproveitando esta onda, veio o
e-commerce (comércio eletrônico) e seus diversos sites acessórios, sejam eles
meios de pagamento das compras efetuadas on-line, ou também meios logísticos
(formas de envio e distribuição dos produtos).
O aumento no volume de transações on-line reflete a
confiabilidade dos clientes em seus fornecedores e ao sucesso obtido na
satisfação dos mesmos. Essa satisfação só faz aumentar o número de pedidos
on-line, criando assim um ciclo crescente. O tipo mais comum encontrado no
e-commerce é o chamado B2C ( business-to-consumer), ou seja, a
comunicação direta entre o fornecedor e o consumidor. Este tipo de transação
permite maior personalização dos produtos aos clientes, gerando um aumento na
satisfação dos clientes e consequente fidelização.
As regras do e-commerce no Brasil quanto à
satisfação do cliente e eficiência do serviço são relativamente novas, quando
comparadas com outros países, como os Estados Unidos. A propaganda tipo
boca-a-boca neste tipo de negócio é muito importante para a empresa, pois um
cliente satisfeito divulga em redes sociais sua satisfação ou insatisfação, e
esse tipo de propaganda positiva ou negativa se alastra fácil e rapidamente,
podendo comprometer ou melhorar os negócios da empresa.
As empresas devem estar preparadas para o aumento
progressivo da demanda eletrônica, e o setor de logística, aliado ao setor de
tecnologia de informação deverão ser os grandes responsáveis pelo sucesso da
companhia e aumento do seu faturamento. Os consumidores que fazem suas compras
on-line são exigentes e um trabalho de pós-venda também se mostra como uma
ferramenta muito eficiente na melhoria dos processos internos das empresas,
Esse trabalho de pós-venda ainda é muito pouco explorado no Brasil, mas já aponta
como sendo muito relevante e demasiado importante.
Com todo esse estudo é possível conhecer um pouco
mais o mercado que cresce todos os dias no nosso país, para aprimorarmos ainda
mais o nosso conhecimento sobre E-Commerce e todas as tendências citadas acima.
A monografia completa está a disposição de todos na Biblioteca da Fatec Rubens
Lara.
GRUPO COELHO
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