TCC Elaborado por
BÁRBARA MORGON SICHIERI E
ISABELA RIBEIRO CANARO
BÁRBARA MORGON SICHIERI E
ISABELA RIBEIRO CANARO
Orientador
Professor Msc Álvaro Camargo Prado
Dezembro/2011
EMBALANDO
O FUTURO
A
globalização, a modernização e a rápida evolução tecnológica, força a
necessidade da utilização de embalagens sempre eficazes tanto no que diz
respeito à proteção do que se embala, quanto na preocupação do visual para a
venda desse produto no mercado, com cores, formatos e materiais diferenciados.
A
Logística com a grande demanda de venda dos produtos necessita de embalagens
para melhor acondicionamento de suas cargas, já o Marketing, com a preocupação
do visual atrativo para venda, claro que cada vez mais com a preocupação com a
sustentabilidade, mas voltado à diversidade agregando assim valor aos produtos.
No
decorrer do trabalho o autor nos leva aos primórdios das embalagens, com a
utilização do vidro por volta de 300 a.C., pelos Sírios.
No
Brasil, a fabricação e utilização de embalagens, foram aumentadas com a vinda
da Família Real e sua corte em 1808. A partir desta data, com a abertura
econômica do País, sua utilização nas fábricas e manufaturas era de uma
embalagem simplória, como os sacos de estopa para café, açúcar e algodão; potes
e garrafas de vidros para molhos e sucos; latas para grãos e barris de madeira.
Somente
após a Revolução Industrial, é que o uso das embalagens, com a
utilização de máquinas a vapor, começa a se modernizar e conseguir atender a
demanda.
Assim,
a revolução dos supermercados, impulsionada a partir dos anos 60, junto com a
tecnologia de materiais, produção e inovações nas técnicas de rotulagem de
produtos, geram um novo conceito de embalagem, sendo o utilizado nos dias de
hoje.
Com
o aumento do poder aquisitivo da sociedade e preços mais acessíveis, os
produtos e suas embalagens tornam-se um só, não podendo ser lançado um produto
sem a preocupação do design de sua embalagem. A embalagem passa então a junto
com o produto satisfazer seus consumidores, agregando valor a estes, deixando
de ter somente a função de acondicionamento, mas também de proteção do meio
externo e de transporte.
Vemos
este exemplo nas embalagens de leite UHT. Sua embalagem, especial para
acondicionar este tipo de produto, com revestimento interno em alumínio, em seu
exterior tem todas as informações relativas à produção, envase e validade do
mesmo.
O
leite, assim como o compramos hoje, em embalagem TETRAPACK® passou por várias
modificações e melhorias até chegar aos dias de hoje.
Este
tipo de embalagem pode ser unitizado em grandes cargas, facilitando a Logística
de distribuição e gerando economia aos distribuidores, pois não necessita de
refrigeração para seu armazenamento.
No
que diz respeito à sustentabilidade, o Brasil ainda está longe de ser um
exemplo. No que se refere a descarte de embalagens, 1/5 do nosso lixo é
composto por elas. À proporção que aumenta o consumo crescem seus resíduos.
Mas
em contrapartida, vem às empresas que cada vez mais se preocupam com a
sustentabilidade, a logística reversa e o meio ambiente em que vivemos.
Portanto,
vemos que a embalagem de consumo é essencial para a vida moderna. Seria possível
viver sem a presença delas? Eis a questão.
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