quarta-feira, 23 de maio de 2012

A CERTIFICAÇÃO AGROPECUÁRIA E O MERCADO INTERNACIONAL - Volume 2


TCC: A CERTIFICAÇÃO AGROPECUÁRIA E O MERCADO INTERNACIONAL - Certificado Sanitário Internacional - Volume 2

Autora: Suellen Kristhyne Barbosa da Silva

Orientador: Professor MSc Paulo José Ferraz de Arruda Junior

Ano: 2011


O agronegócio é uma das mais importantes fontes da economia brasileira, movimentando bilhões de reais por ano. Só para ter uma ideia, no ano de 2010, o Brasil exportou cerca de 63,8 bilhões de Dólares em produtos agrícolas. Este é um setor que tende a crescer cada vez mais, devido à economia brasileira, que está se estabilizando, e às safras, que a cada ano veem batendo recordes. 




O agronegócio nada mais é do que a junção de todos os setores, atividades e processos da agropecuária. A cadeia produtiva (ou Sistema Agroindustrial) deste tipo de atividade é dividida em dois sistemas: o agroalimentar e o agroindustrial não-alimentar, sendo caracterizada pelas atividades de produção, de industrialização e de distribuição. No caso do primeiro, essas atividades estão relacionadas aos produtos alimentares, e no do segundo, são referentes aos produtos agropecuários que não alimentares, como por exemplo, couro e papel. 
A cadeia produtiva possui segmentos chamados “antes da porteira”, “dentro da porteira” e “após a porteira”, que representam os processos que vão desde a produção de matéria-prima até o produto final chegar ao consumidor. No setor, o país caracteriza-se como um dos maiores exportadores, sendo que as carnes e os complexos de soja e sucroalcooleiro foram os grandes responsáveis pelo crescimento nas exportações nos últimos anos. O Brasil possui vários setores exportadores, porém mantém o foco apenas nos principais, naqueles que geram mais lucros. 

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é o responsável pela fiscalização e vigilância sanitária agropecuária no Brasil. Já a VIGIAGRO (Sistema de Vigilância Agropecuária) é o órgão federal que atua em portos, aeroportos e fronteiras, a fim de evitar a entrada de pragas, doenças e contaminações no país, garantindo a qualidade e higiene dos produtos. Também é conferida ao MAPA a tarefa de conceder valor à produção dos produtos agropecuários através de certificados, dando a garantia de que os produtos que estão sendo comercializados passaram por um rígido controle de qualidade, no que diz respeito a riscos sanitários. Como exemplos de certificados, podemos citar o CSI (Certificado Sanitário Internacional), que tem como objetivo atestar a qualidade de carnes e produtos de origem animal; o Certificado Fitossanitário, para o caso de vegetais e o Certificado Zoossanitário Internacional, que atesta as condições sanitárias estabelecidas pelo país de destino.


Todo esse controle diante do agronegócio deve-se à crescente preocupação da população em consumir bons alimentos e à preocupação com higiene animal e vegetal. Ainda existe resistência à obtenção desses certificados por parte das empresas, pois dificultam o livre comércio. Porém, deve-se observar que ao adquirirem tal certificação, as empresas estão garantindo a saúde e o bem-estar dos consumidores de seus produtos.

Grupo Suricato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?