RESUMO DO TCC – A EXPANSÃO DA MALHA DUTOVIÁRIA
BRASILEIRA VISANDO O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL
O transporte dutoviário não é uma novidade no
Brasil, mas sua utilização é um tanto quanto inexpressiva. A participação
dutoviária iniciou-se no Brasil nos anos 50 e é o modal mais econômico e rápido
para transporte de gases e fluidos existente.A participação dutoviária na
matriz de transporte de carga mantêm-se, desde sua inauguração até a última
década em aproximadamente 4,5%, e o principal representante é o gasoduto
Brasil-Bolívia.
Apesar do pouco investimento, o sistema dutoviário
vem crescendo em território brasileiro e atualmente conta com aproximadamente
22 mil quilômetros de dutos. A história de transporte por dutos é antiga, vem
desde a antiguidade, onde os chineses faziam o transporte de fluidos com bambu,
os egípcios e os astecas com material cerâmico e os gregos e romanos empregavam
tubos de chumbo para o transporte.
As principais barreiras para expansão desta
modalidade de transporte, apesar no potencial nacional são os altos custos de
implementação e manutenção dos equipamentos. Com o desenvolvimento da
tecnologia esses entraves podem ser superados.
Com a descoberta do Pré-Sal e o potencial de
exploração de gás natural desta bacia, refinarias vêm se interessando em
projetos e pesquisas para o desenvolvimento e ampliação da malha dutoviária. A
exploração do gás natural na bacia do Pré-Sal poderia reduzir muito a
importação deste gás da Bolívia, podendo até mesmo deixar de comprar de outros
países e ser totalmente autossustentável.
A extração do gás natural necessita de algumas
reformas, já que após sua produção há um grande desperdício pois o produto
passa por algumas etapas de processo que poderiam ser evitadas. Existem dois
tipos de dutos: Submarino e Terrestre. O terrestre subdivide-se em três partes,
podendo ser subterrâneo, aéreo e aparente.
Os dutos submarinos são aqueles em que a maior parte
dos tubos está submersa, e grande parte da produção de petróleo e gás realizada
em plataformas marítimas escoa por este meio. Os dutos subterrâneos são aqueles
enterrados para maior proteção contra acidentes com veículos e máquinas
agrícolas, curiosidade, vandalismo e depredação por pessoas residentes próximas
aos tubos. Os dutos aparentes são aqueles visíveis, presentes nas chegadas e
saídas das estações de bombeio; e os aéreos são pouco utilizados. São feitos
para terrenos como mangues ou pântanos, ou terrenos com muitos desníveis.
O transporte dutoviário é classificado pela ANTT conforme
abaixo:
·
Oleodutos: Os produtos transportados
são, em sua maioria, petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool,
gasolina, GLP, querosene, nafta, entre outros;
·
Gasodutos: O produto transportado é o
gás natural;
·
Minerodutos: Os produtos
transportados são o Sal-Gema, minério de ferro e concentrado fosfático; e
·
Polidutos: Transportam água, sucos, vinhos
e outros produtos líquidos.
Atualmente, a
Petrobrás Transportes S A é a responsável pela maior parte dos dutos existentes
no Brasil, com cerca de 14 mil quilômetros de dutos sob sua responsabilidade. Seus
oleodutos e gasodutos interligam todas as regiões brasileiras e abastecem os
pontos mais remotos do país.
GRUPO COELHO
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