segunda-feira, 28 de maio de 2012


RESUMO DO TCC – A EXPANSÃO DA MALHA DUTOVIÁRIA BRASILEIRA VISANDO O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DO GÁS NATURAL

    O transporte dutoviário não é uma novidade no Brasil, mas sua utilização é um tanto quanto inexpressiva. A participação dutoviária iniciou-se no Brasil nos anos 50 e é o modal mais econômico e rápido para transporte de gases e fluidos existente.A participação dutoviária na matriz de transporte de carga mantêm-se, desde sua inauguração até a última década em aproximadamente 4,5%, e o principal representante é o gasoduto Brasil-Bolívia.

   Apesar do pouco investimento, o sistema dutoviário vem crescendo em território brasileiro e atualmente conta com aproximadamente 22 mil quilômetros de dutos. A história de transporte por dutos é antiga, vem desde a antiguidade, onde os chineses faziam o transporte de fluidos com bambu, os egípcios e os astecas com material cerâmico e os gregos e romanos empregavam tubos de chumbo para o transporte.
As principais barreiras para expansão desta modalidade de transporte, apesar no potencial nacional são os altos custos de implementação e manutenção dos equipamentos. Com o desenvolvimento da tecnologia esses entraves podem ser superados.

    Com a descoberta do Pré-Sal e o potencial de exploração de gás natural desta bacia, refinarias vêm se interessando em projetos e pesquisas para o desenvolvimento e ampliação da malha dutoviária. A exploração do gás natural na bacia do Pré-Sal poderia reduzir muito a importação deste gás da Bolívia, podendo até mesmo deixar de comprar de outros países e ser totalmente autossustentável.
A extração do gás natural necessita de algumas reformas, já que após sua produção há um grande desperdício pois o produto passa por algumas etapas de processo que poderiam ser evitadas. Existem dois tipos de dutos: Submarino e Terrestre. O terrestre subdivide-se em três partes, podendo ser subterrâneo, aéreo e aparente.

   Os dutos submarinos são aqueles em que a maior parte dos tubos está submersa, e grande parte da produção de petróleo e gás realizada em plataformas marítimas escoa por este meio. Os dutos subterrâneos são aqueles enterrados para maior proteção contra acidentes com veículos e máquinas agrícolas, curiosidade, vandalismo e depredação por pessoas residentes próximas aos tubos. Os dutos aparentes são aqueles visíveis, presentes nas chegadas e saídas das estações de bombeio; e os aéreos são pouco utilizados. São feitos para terrenos como mangues ou pântanos, ou terrenos com muitos desníveis.

    O transporte dutoviário é classificado pela ANTT conforme abaixo:
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    Oleodutos: Os produtos transportados são, em sua maioria, petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, gasolina, GLP, querosene, nafta, entre outros;
·         Gasodutos: O produto transportado é o gás natural;
·         Polidutos: Transportam água, sucos, vinhos e outros produtos líquidos.

Atualmente, a Petrobrás Transportes S A é a responsável pela maior parte dos dutos existentes no Brasil, com cerca de 14 mil quilômetros de dutos sob sua responsabilidade. Seus oleodutos e gasodutos interligam todas as regiões brasileiras e abastecem os pontos mais remotos do país.






GRUPO COELHO

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