INDÚSTRIA DE
REPARAÇÃO NAVAL NO PORTO DE SANTOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fatec Rubens Lara em 2009
Autor: André Hoffner Kreidel
Orientador: Prof. Mario de Souza Nogueira Neto
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fatec Rubens Lara em 2009
Autor: André Hoffner Kreidel
Orientador: Prof. Mario de Souza Nogueira Neto
O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado, explica de uma forma organizada um pouco mais sobre a indústria de reparação naval e seus aspectos no porto de santos e das empresas atuantes neste setor, assim como os custos e toda a parte que envolve a economia brasileira.
O Reparo Naval é uma atividade complementar a navegação,
quando um navio tem sua vida útil terminada são necessárias diversas manutenções
quem muitas vezes acabam não compensando e o mesmo por fim é vendido. Porém
durante sua vida útil, um navio passa por diversas vistorias de rotina e
reparos devidos alguns problemas comuns ocasionados nessas navegações.
Pode-se dividir os reparos navais em 2 tipos:
- DEFINITIVOS
Estes reparos devem ser feitos antes mesmo do navio deixar o porto, pois são
reparos em avarias de grande proporção que geralmente afetam de grande forma a navegabilidade
e a segurança da embarcação.
- TEMPORÁRIOS (EMERGENCIA)
Estes, ao contrário dos reparos definitivo, não afetam na segurança ou
navegabilidade; são reparos rápidos e de menos porte permitindo assim que a
embarcação continue com suas atividades podendo adiar os reparos definitivos.
Quando abrange-se o porto de santos vários aspectos e novidades para o
crescimento da reparação naval são levados em conta; entre eles a descoberta do
pré-sal na bacia de santos, a implementação da Petrobras na região, a expansão
do porto e a retomada da dragagem... Todas estas novas fases e implementações
consequentemente acabam por ocasionando uma maior atracação de navios na
região, logo sendo também com consequencia o aumento da reparação naval na
região.
GRUPO TUBARÃO
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