quarta-feira, 30 de maio de 2012

HIDROVIAS


TCC: A HIDROVIA TAPAJÓS - TELES PIRES COMO ALTERNATIVA PARA O ESCOAMENTO DE SOJA DO CENTRO-OESTE/ VOLUME 1
Autor: ALEXANDRE ROCHA PITTA ARRUDA
Orientador: Professor Ms. Thames Richard
Ano: 2011


O centro-oeste atualmente vem sendo a região que mais tem transportado grão de soja em todo o país, sendo necessário assim um maior investimento na logística tanto na parte de produção como na de transporte, para a diminuição nos valores do produto. Nesse caso, foi pensado na implementação do projeto da Hidrovia de Tapajós para facilitar e agilizar o transporte destes grãos, diminuindo assim grande parte do custo.



As hidrovias podem ser definidas como caminhos já determinados para o transporte aquático, ou seja, são rodovias que utilizam a água. No Brasil este tipo de transporte ainda não é muito utilizado quando comparado a outros tipos de transporte, podendo ser citadas apenas cinco hidrovias em todo país:



 - Hidrovia Tietê Paraná
 - Hidrovia São Francisco
 - Hidrovia do Solimões – Amazonas
 - Hidrovia do Madeira
 - Hidrovia Guamá Capim

Foram realizados diversos estudos para a implementação da obra da hidrovia Tapajós no centro-oeste, para que pudessem ser solucionados os devidos problemas e fossem definidos os planos para possibilitar a realização da mesma, Porém apesar de tudo este projeto caminha devagar tanto pela falta destes estudos e também por questões de verba.








GRUPO TUBARÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?