sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CADEIA LOGISTÍSTICA DO SUCO DE LARANJA NO BRASIL: TRANSPORTE E ARMAZENAGEM - VOLUME 1

CADEIA LOGISTÍSTICA DO SUCO DE LARANJA NO BRASILTransporte e ArmazenagemVolume 1 


TCC Elaborado Por: Liliane Oliveira de Souza

Orientador: Professor MS Alvaro Camargo Prado

Co-Orientador: Professor Doutor Mario Nogueira Neto

2011






A laranja é um dos mais importantes produtos agrícolas do comércio mundial sendo este um dos principais produtos no rol das exportações do Brasil.

Cada seis entre dez copos de suco de laranja consumidos no mundo têm suas origens no Brasil, sendo que o país detém atualmente 50% de produção mundial de suco de laranja e desse montante exporta aproximadamente 98% do que produz atingindo um patamar de 85% da participação do mercado mundial. 

Ainda não foi inventada uma máquina que consiga retirar o fruto adequadamente, sem danificar a planta. No Brasil, a colheita é 100% manual, pois as laranjas do mesmo pé não amadurecem no mesmo período. Sistemas de transbordo (trator guincho) são utilizados no carregamento de bags (grandes sacolas com capacidade para até 700kg de laranja) para que não seja necessária a passagem de caminhões no pomar, assim evitando a proliferação de doenças e a quebra excessiva de galhos.  


Transbordo - Site SOLOSTOCKS, produtos (2011)

Posteriormente, essas laranjas são despejadas na carroceria do caminhão no qual segue para o packing houses, geralmente localizado dentro da fazenda.

Esse mesmo caminhão circula apenas dentro da propriedade para evitar que manifestações sejam trazidas da rua. (Site Canal Rural na Estrada)

- Transporte a granel

Para fazer o transporte do suco de laranja a granel, das fábricas até os portos, as empresas utilizam caminhões com carretas tanques. Essas carretas foram especialmente projetadas para esta finalidade, possuindo um rigoroso controle de temperatura e qualidade para evitar a contaminação do produto.

O fato do suco de laranja exigir um equipamento específico representa a desvantagem de não existir a possibilidade de carga de retorno. 

Nos caminhões- tanques, o produto é conservado na temperatura de -8 a -10 graus Celsius e com adaptações que permitem o descarregamento rápido e seguro da carga e praticamente não possuem nenhum tipo de contato manual. (The Orange Book, 1998).

Chegando aos terminais no porto, o suco é armazenado em tanques frigoríficos até a autorização para embarque nos navios.


Camara fria (armazenagem do suco)
 Site CITRUS BR, Notícias, Os Caminhos da Laranja no Brasil

A movimentação do produto da área de estocagem até os navios tanques é feita por tubos interligados entre os terminais e o cais. São utilizados sucodutos especiais com isolação térmica, para o bombeamento direto do suco congelado, do terminal do porto aos navios tanques. Esse sucoduto possui um controle de fluxo e pressão, além de válvulas automáticas para impedir qualquer tipo de contaminação do produto por agentes externos. Chegando aos navios, o suco é armazenado em tanques especiais, tank farm, onde é mantido em baixas temperaturas.


Navio tanque M/T Carlos Fisher (40000 ton de capacidade)
Fonte: Site BLOGMERCANTE/NAVEGAR É PRECISO

- Transporte em tambores de 200 litros

O suco é acondicionado em tambores os quais são transportados, entre a fábrica e o porto de embarque, em caminhões frigorificados. No porto, estes tambores são transferidos para um navio, também frigorificado, que levará o suco ao país de destino. 

O transporte em tambores apresenta algumas desvantagens, como por exemplo, possuir custos elevados devido à baixa eficiência no transporte, em especial na transferência intermodal. Mas, sua principal vantagem competitiva é o baixo investimento em custos fixos, além de um melhor monitoramento da qualidade do produto, o que permite atingir mercados mais exigentes, como o mercado japonês.

Transporte via contêiner: tank-reefer

Trata-se de transporte unitizado em contêiner frigorífico, o qual foi desenvolvido para reduzir os custos derivados do uso de tambores e também para reduzir o tempo de embarque e desembarque nos terminais multimodais. 

Um tank-reefer de 20 pés equivale a 96 tambores, sendo que o custo dos tambores vazios pode chegar a US$ 1.920, bem mais que as despesas com a locação do contêiner frigorífico numa viagem de carga de aproximadamente 45 dias. 

O Brasil vem crescendo no que diz respeito à produção do suco de laranja. Principalmente pelas tecnologias utilizadas na passagem do produto em todo o processo e assepsia, que são conquistas brasileiras.


Grupo Albatroz


Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma


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