segunda-feira, 14 de maio de 2012


TCC apresentado por THALITA CRISTINA DA SILVA

“A IMPLANTAÇÃO DO WMS NA C&A” – 2011
Orientador Prof. Daniel Alves Zacarias

AS EMPRESAS E O FUTURO COM A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


A rápida evolução da Tecnologia da informação que em menos de três décadas deixou de ser aplicada apenas pelas grandes multinacionais já se faz uma realidade. Hoje, pequenas e médias empresas também possuem essa necessidade que se apresenta tão importante  quanto a sua própria energia elétrica.
Trata-se de um panorama próspero, porém desafiador e, levando a personalização do atendimento por parte das empresas fornecedoras de TI, que devem explicar para seus clientes quais são as alternativas que não estão enxergando. Dessa forma, é possível ter um foco maior na gestão e nos diferencias competitivos do cliente, além da própria tecnologia à ser aplicada.
Qual será o futuro e como os aplicativos da Internet afetarão os negócios e os mercados nos próximos cinco anos? Se adquirirmos empresas com outra base tecnológica, podemos atingir os resultados esperados? De que maneira as redes sociais afetarão os negócios no futuro? Como podemos nos diferenciar através dos recursos humanos e como as ferramentas e aplicativos tecnológicos nos ajudarão? Que impacto terão os nossos planos de crescimento? A capacidade produtiva, sem ser integrada aos sistemas de nossos fornecedores, poderá interferir em nossa estratégia? Não podemos dizer com certeza qual será o futuro da tecnologia, em contrapartida, devemos estar preparados para a estratégia e para a ação.

O trabalho apresentado demonstra um resultado positivo da implantação de um sistema de gerenciamento da logística de um depósito de produtos têxteis, o WMS.

               A Logística vem apresentando uma evolução crescente e hoje é um elemento-chave na estratégia competitiva das empresas. Até pouco tempo a Logística era compreendida somente como transporte e armazenagem. Atualmente as empresas já compreendem na Logística uma potente ferramenta para garantia de sucesso de seus processos e bons resultados operacionais e financeiros.
               A Tecnologia da Informação consiste em várias tecnologias que coletam, processam, armazenam  e transmitem informações com suporte de hardware e software, utilizados por toda uma cadeia logística para agrupar e analisar informações. A Tecnologia da Informação é como os olhos e ouvidos da gestão, recebendo e enviando as informações necessárias.
               Os sistemas de Tecnologia da Informação são fundamentais, pois permitem que as empresas reúnam e analisem as informações. Elas podem ser segmentadas de acordo com as atividades logísticas envolvidas, nos quais se concentram e com fase de decisões dos processos aos quais são envolvidos.
Seguramente qualquer operação logística se beneficiará do uso dessa importante ferramenta, porém é preciso avaliar os custos com a aquisição e implantação do sistema, comparativamente com os benefícios a serem obtidos.
               Atualmente, existem no mercado sistemas de informação específicos para o gerenciamento da logística nos depósitos. Por isso o já existente,  WMS  será o descrito a seguir.
               O WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns) surgiu da necessidade de se melhorar as informações e processos dentro de um armazém ou CD, sendo assim importante para a redução de custos e melhoria na operação. Isto se tornou possível devido ao surgimento de novas tecnologias de informação tanto em hardware (computadores, dispositivos, periféricos de entrada e saída, e meios de armazenagem de dados) quanto em software (sistemas e programas aplicativos) é um dos muitos módulos disponíveis dos atuais sistemas de informações gerenciais. 
               As empresas buscam maximizar a acuracidade dos estoques (onde o estoque físico existente e quantidade no estoque lógico (sistema de controle de mercadorias devem ser iguais.), e diminuir erros de previsão e quantidades.


               Este sistema otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo atividades como: recebimento, inspeção, endereçamento, armazenagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, controle de inventário, gerando economia de custos e mão de obra relacionados aos centros de distribuição.
   O varejo brasileiro teve início principalmente pela figura do caixeiro-viajante até a metade do século XIX, quando os primeiros estabelecimentos comerciais de maior porte instalaram-se nas cidades.
   Em 1960 introduz-se o conceito de Shopping Center no Brasil, inspirado no modelo norte-americano do pós-guerra, porém é na década seguinte que se esse modelo de centro comercial se difunde, alterando todo o panorama do varejo brasileiro.
   Com a  evolução do  comércio varejista pelo mundo, e o crescimento das comunidades diante de novas necessidades, houve uma preocupação das empresas no que diz respeito ao atendimento aos clientes e a rapidez e qualidade com que isso pudesse ocorrer.
   A necessidade de melhora do desempenho dos serviços logísticos fez com que a  C&A, uma empresa familiar, que teve seu início em 1841 quando 2 irmãos Clemens e August cuja união das inicias de seus nomes resultou na sigla,  iniciou suas atividades montando um centro de distribuição de produtos têxteis, tendo hoje diversas lojas de departamento em diversos lugares do mundo,  identificasse a necessidade de implementar um Sistema de Gerenciamento de Armazém em seu depósitos.

               A empresa apresenta uma estrutura composta por um Escritório Central, onde funciona toda a administração geral da C&A no Brasil, envolvendo compradores, recursos humanos, marketing, finanças, Tecnologia da informação, diretores e presidência, este localizado na cidade de São Paulo, onde possui também um centro de distribuição.
   A cadeia logística da C&A pode ser divida nas seguintes etapas: comprador, fornecedor, centro de distribuição, lojas e consumidor final.
   Os compradores são os responsáveis por todos os produtos que serão comercializados nas lojas da empresa. Além disso, negociam cada solicitação de número de peças de um item com diversos fornecedores (confecções, indústria têxtil, tinturarias e outros) localizados em vários estados do país.
   Com a implantação do WMS no Centro de Distribuição da empresa, o recebimento se beneficiou, pois antes o trabalho humano era muito acentuado, o que causava muitos erros. Com o WMS criou-se uma sistemática que eliminam muitos dos erros que antes só eram descobertos na armazenagem, na expedição ou na casa do cliente.

    Portanto, os ganhos obtidos com a implantação do WMS foram: aumento das informações de estoque, aumento da velocidade e qualidade das operações do centro de distribuição, aumento da produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito, porém o ganho mais observado foi à melhora da acuracidade dos pedidos. No entanto, o ganho mais expressivo está na condição que trata o cliente final.

                Desta forma, a Empresa C&A acredita que a correta implantação, e sua posterior utilização podem trazer para a sua operação reduções significativas no custo, além de um melhor gerenciamento de seus produtos, com uma consequente melhora nos níveis de serviço prestado.
     Fica então verificado,  que o valor do custo de implantação do sistema foi absorvido pelos benefícios gerados por ele a empresa.

GRUPO TIGRE



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