domingo, 25 de novembro de 2012

ABASTECIMENTO DE MINÉRIO DE FERRO NA USIMINAS CUBATÃO


ABASTECIMENTO DE MINÉRIO DE FERRO
NA USIMINAS CUBATÃO
Gargalos e Possibilidades de Ampliação

ANTONIO CLAUDIO ORNELAS ALVES

Orientador
Professor MSc. Álvaro Camargo Prado

A Usiminas é uma usina siderúrgica integrada, isto é, o aço é obtido através do minério de ferro que é transformado na usina em seus altos fornos, criando um produto chamado ferro gusa.Em outra fabrica da usina chamada de aciaria será transformado em aço liquido.


aciaria I da Usiminas de Cubatão





São diversas as matérias primas usadas na siderurgia, mas basicamente podemos destacar o minério de ferro, que é a principal, o carvão mineral e o calcário. É importante conhecer a composição química de cada minério e estocar de forma adequada.

 Minério de ferro hematita, usado na produção do aço 

O minério assim como outras matérias primas serão descarregados de acordo com o modal que foram transportados, e serão estocados no pátio primário. Este pátio recebe todas as matérias primas e separa de acordo com o material, em outros tempos a Usiminas tinha vários fornecedores de minério e era feito já no pátio primário uma pré blendagem dos minérios de ferro fino (SILVA, M.H.R.T. 1996), ou seja, era agrupando os minérios dos diversos fornecedores em camadas, de forma a garantir a homogeneização em pilhas, atualmente a grande maioria do minério fino e fornecido pela própria Usiminas.

O abastecimento do minério de ferro é feito através dos sistemas Ferroviário, Ferro-Rodo, Rodoviário, Cabotagem e Multimodalidade.

 Locomotivas da MRS, principal modal utilizado pela Usiminas para transporte de suas matérias primas

Segundo José Eduardo (analista de abastecimento da Usiminas Cubatão ) o modal ferroviário é o plano A da Usiminas, se possível todo material seria transportado desta forma. Hoje o maior fornecedor de minério é a própria Usiminas, que possui três minas no município de Itatiaiuçu, o material é extraído e embarcado em caminhões que viajam de 50 a 70 km até o Terminal de Sarzedo Novo no município Sarzedo, de lá seguem em vagões, através da MRS, até a Usiminas Cubatão.

A Usiminas ainda tem outros fornecedores que entregam o material em terminais através de caminhões ou de correias e depois seguem pelo modal ferroviário até Cubatão, os fornecedores são: CSN o minério e transportado por 4 Km até o terminal de Casa de Pedra no município de Congonha do Campo.

O modal marítimo através da costa do país chamado de cabotagem, é o plano “B” para o fornecimento de minério, pois a melhor opção é a ferrovia. O Porto de Tubarão da Vale, no passado era o nosso maior porto de embarque, pois a ferrovia (RFFSA) era incapaz de atender a nossa necessidade. Na época áurea do marítimo, chegamos a trazer de 250 a 300 mil t por mês e a ferrovia através da Rede Ferroviária fazia apenas de 100 a 120 mil t/mês, sendo a necessidade de 450 mil t/mês para uma produção de 3.800.000 t/ano de aço liquido.

A Usiminas apresentou dois projetos, um que amplia e moderniza o sistema atual com a aquisição de novas máquinas com potência 50% maior que as atuais, e outro totalmente diferente, usando correia transportadora de longa distância, o percurso proposto será onde passou o antigo sistema funicular, que hoje se encontra em processo de degradação, tal preocupação é para não desmatar ainda mais a Mata Atlântica.


Portanto para baratear o custo de produção e aumentar a confiabilidade no sistema de transporte no abastecimento de minério de ferro e necessário a implantação de pelo menos um dos projetos, como nas palavras do então presidente da MRS, Júlio Fontana Neto, “com o crescimento da atividade industrial e o aumento das exportações brasileiras pelo Porto de Santos, o fluxo de cargas entre o Planalto Paulistano e a Baixada Santista – vital para nossa economia – passou a apresentar um nó logístico e ambiental. É urgente desatá-lo”.

Grupo Dragão


Adolpho Moreira
Adriana Pereira
Alan Gatti
Anderson Floriano
Bruna Freire
Fotis Dionysios
Marisol de Andrade
Vinícius Dias da Cunha

Um comentário:

  1. Meu pai trabalhou na Aciaria da Gerdau, antiga Villares, e me recordo que a equipe sempre buscava baratear o custo de produção e aumentar a confiabilidade no sistema de transporte no abastecimento de minério ferro.
    Muito legal saber dos diferentes modais utilizados no transporte do ferro!

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