A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE SEGURANÇA NA LOGÍSTICA PORTUÁRIA
AUTOR: LUCAS RAPOSO DAS NEVES
ORIENTADOR: PROF.Dr. DANIEL ALVES ZACARIAS
CO-ORIENTADORA: PROFª. GISELE ESTEVES PRADO
ANO:2011
O trabalho de conclusão de curso elaborado por Lucas Raposo das Neves apresentado em 2011, trata-se de um estudo sobre as tecnologias de automação aplicados nos sistemas de segurança, utilizando como exemplo de aplicação, o modelo tecnológico adotado no porto de Santos com o enfoque em controle de acesso físico.
A automação é um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em um processo tornando o mesmo mais eficiente, aumentando a intensidade de produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança humana e material relacionadas ao processo.
Na atualidade a automação é cada vez mais aplicada nos diversos níveis de atividades do ser humano, desde sua aplicação em residências, compra, venda e transporte de bens e até sua utilização nos processos industriais.
A automação dos sistemas de segurança portuários é de grande importância, pois permite maior agilidade e confiabilidade das operações logísticas e tornam-se mais evidentes nos setores portuários após os atentados terroristas realizados em de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Este trabalho descreve como caso prático a aplicação de sistemas de segurança integrados no Porto de Santos, nesse contexto a automação torna-se uma forte aliada, além do desenvolvimento softwares e hardwares específicos de controle de acesso abordados durante o trabalho.
No Brasil, o Porto de Santos é considerado modelo quanto às questões de segurança relacionadas ao controle de acesso de veículos e pessoas, pois possui normas rígidas de fiscalização e monitoramento obedecendo às normas e exigências da CONPORTOS.
Este trabalho ressalta que a automação reduz também os riscos por falha humana e a emissão e arquivamento de grande volume de papéis e, sobretudo, permite a disponibilização de informações online para subsidiar diversos setores das organizações, além de agregar sustentabilidade.
GRUPO ORNITORRINCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?