quinta-feira, 28 de junho de 2012


HUB PORT ALTERNATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PORTO CONCENTRADOR DE CARGAS NO B ELABORADO POR SAMANTA ODILIA GONÇALVES REINERT
BRASIL – PORTO DE SANTOS - VOLUME 4.
ANO: 2011
ORIENTADOR: Professor Álvaro Camargo Prado

No quarto volume deste trabalho apresenta a analise da viabilidade do porto de santos para se tornar um Hub Port, ou porto concentrador de cargas, frente a crescente competitividade entre os portos nacionais, o histórico de Santos e seu porto centenário mostram seu potencial.
Nos aspectos gerais, possui a melhor infraestrutura do país atualmente, sendo o maior porto do Brasil com movimentação no ano de 2010 de US$ 95,8 bilhões, de acordo com o Relatório Anual 2010 do Porto de Santos. Conta com 13 km de extensão de cais, 7,8 milhões de m² de área útil, 62 berços de atracação e cerca de 14m de profundidade, como informa o Relatório Anual 2010 da Codesp.
Sua localização o mantém estrategicamente próximo aos grandes pólos industriais e estados lideres na produção agropecuária, que são os estados de: São Paulo, boa parte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná e países do Mercosul, podendo assim ser considerado a grande porta de saída do comércio exterior.
Devido a essa grande influência, não só do estado de São Paulo, mas também das regiões que o rodeiam, o Porto de Santos tornou-se o principal movimentador de cargas no país, representando quase 30% de toda movimentação, como informa o Relatório Anual 2010 do Porto de Santos.

Existem projetos em andamento para a ampliação do porto, sendo o  mais importante de Barnabé Bagres, visando a sua expansão deste nas Ilhas de Barnabé e Bagres, localizadas na margem esquerda do Porto. Segundo o Relatório Anual 2010 do Porto de Santos, algumas empresas já iniciaram as construções nas Ilhas, a exemplo disso tem a empresa AGEO que só no ano de 2010 já investiu R$ 16 milhões para a construção de 37 tanques destinados a granéis líquidos.
De acordo com o Jornal A Tribuna, todas as empresas envolvidas na construção do Complexo Bagres, algumas já em andamento e outras somente em projeto, somarão: um estaleiro de construção e reparo naval; um cluster de apoio ao estaleiro e à base offshore, que é uma espécie de condomínio empresarial; uma base de apoio às atividades offshore, com movimentação de carga geral; áreas de apoio e utilidades; infraestrutura para recepção e tratamento de água de lastro de navios, águas residuais, limpeza de tanques, armazenamento e movimentação de granéis líquidos e áreas para armazenamento e movimentação de granéis sólidos.
Apesar de seu possuir um grande potencial para tornar-se um Hub Port, o Porto de Santos necessita de investimentos focados em um projeto longo prazo que envolva o setor publico e a iniciativa privada.


                               Grupo Ornitorrinco

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