LOGÍSTICA REVERSA DOS DERIVADOS DE PETRÓLEO
RECICLAGEM DE PNEUS
TCC elaborado por
ALDEMIR VERSANI DE SOUZA CALLOU
Orientador Professor Msc. Álvaro Prado
2009
O
trabalho de conclusão de curso apresentado por Aldemir Versani de Souza Callou,
no ano de 2009, disserta sobre a reciclagem dos pneus, tendo como tema base a
logística reversa dos derivados de petróleo.
Como
definição de logística reversa o autor nos mostra que a responsabilidade pelo
descarte correto dos produtos gerados é do produtor sendo que este precisa do
auxilio do consumidor para que o material chegue até ele após o uso, atendendo
assim, em conjunto, aos princípios da sustentabilidade.
No
caso específico dos pneus, as lojas revendedoras e oficinas mecânicas têm
grande participação nessa ação, pois, na maioria dos casos, são elas quem
propiciam o link entre produtor e consumidor, destinando o produto de forma correta.
Os
pneus usados são classificados de duas formas e então seguem para diferentes
maneiras de reutilização: os servíveis são aqueles que podem ser
reutilizados, ainda como pneus, estes serão recapados ou recauchutados; e os inservíveis
que serão encaminhados para reciclagem, podendo ser empregados em sua forma
original para outros fins, ou como matéria prima com o reaproveitamento de suas
partes.
O
processo de recapagem ou recauchutagem é feito com a substituição das partes
externas (banda de rodagem e ombros), desde que a estrutura geral esteja
conservada, com isso todas as propriedades essenciais são mantidas e sua vida
útil assemelha-se ao pneu original. Esse método pode ser utilizado três vezes
em caminhões e uma vez em automóveis, no entanto as condições das estradas
brasileiras, por muitas vezes não permite que eles cheguem aos centros em
condições de serem reutilizados.
O
pneu pode ser transformado em matéria prima de duas formas, a primeira ocorre
na sua trituração por inteiro até chegar a um pó que pode ser misturado ao
asfalto para a pavimentação e incinerado como combustível pelas fábricas de
cimento que incorporam os gases ao produto final. Essa borracha triturada
também pode ser utilizada na produção de saltos e solados de calçados,
mangueiras e tapetes para automóveis. Já a segunda forma consiste na separação
dos materiais utilizados na fabricação, assim a borracha, o aço e o nylon são
destinados a produção de artefatos, até mesmo os gases e óleo podem ser
retirados por reações químicas e agregados a novos processos.
Além
dessas aplicações, os pneus inservíveis podem ser reutilizados em seu modelo
original, em obras de drenagem, muros de arrimo, barragens, recifes
artificiais, quebra-mares, contenção de erosão do solo, enchimento e reforço de
aterros, armazenagem de água para gramados, compostagem, construção de casas,
móveis e parques infantis.
No
entanto, mesmo com tantas maneiras de reutilizarmos os pneus, ainda o temos
como vilão para o meio ambiente, pois falta conscientização dentre os cidadãos
para destinarem seus pneus velhos da forma correta, acarretando em mais
poluição e sujeira pelas cidades, podendo causar desde epidemias pelos insetos
que o utilizam como viveiro, até grandes e perigosos incêndios pois, são
utilizados elementos químicos e tóxicos em sua produção.
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