A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO
NO TRANSPORTE DE CARGAS
TCC elaborado por: Edgar
Costa Junior e Fernanda Costa Santana
Orientador: Prof° Thames
Richard Silva
2010
Com
800 quilômetros de extensão no trecho que percorre o Estado de São Paulo e
1.600 quilômetros referentes ao rio Paraná, a hidrovia Tietê-Paraná é a grande
alternativa econômica para o transporte de cargas. Como um importante segmento
da rede logística de transportes, tem como objetivo impulsionar o aumento do
escoamento de cargas dentre as diversas regiões de abrangência. Sendo assim,
nota-se a grande importância da hidrovia não só para os estados mais próximos,
mas também para o cenário nacional, pois através da hidrovia se tem facilitado
o acesso dos produtos de diversos estados aos centros consumidores da região
sudeste e principalmente o seu escoamento para o Porto de Santos.
O
sistema de transporte hidroviário Tietê-Paraná foi resultado consolidado da
formação de bacias hidrográficas, após a implantação de barragens, a criação de
eclusas e o proporcionamento das melhorias de navegabilidade, como a abertura
de canais.
Esse
sistema ainda conta com a integração dos modais rodoviários e ferroviários, uma
vez que o modal hidroviário compreende apenas um trecho no transporte de
cargas.
A
hidrovia Tietê-Paraná foi idealizada como modal estratégico para o aumento do
fluxo de mercadorias, em uma região com alto poder econômico na movimentação de
commodities, formando um sistema multimodal de escoamento da produção regional
para a exportação.
Através
da integração do sistema de transporte, a hidrovia age como alternativa de
corredor de exportação, abrangendo os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso
do Sul e Minas Gerais, estados responsáveis por quase metade do PIB - Produto
Interno Bruto do Brasil.
Juntamente com a
hidrovia Paraguai-Paraná, o sistema Tietê-Paraná, também conhecida como a
Hidrovia do MERCOSUL, que além do Brasil abrange a Argentina, Paraguai, Uruguai
e Bolívia, tem enorme importância para o transporte internacional de
mercadorias.
A hidrovia
Tietê-Paraná movimentou mais de 5 milhões de toneladas em 2009, multiplicando
em quase cinco vezes nos últimos dez anos o transporte hidroviário. Grande
parte das mercadorias são commodities agrícolas, fazendo da hidrovia um grande
corredor desses produtos, desde o Centro-Oeste tendo como destino final o Porto
de Santos, onde são preparadas para exportação. De toda a movimentação metade
refere-se a mercadorias de longo curso.
Passam
pela hidrovia cerca de 42% da soja e 78% do açúcar/álcool produzidos no Brasil.
O
Brasil, como outros países mais desenvolvidos, possui um sistema hidroviário
com enorme potencial de crescimento e para isso, há a necessidade de
investimentos para o pleno aproveitamento da vasta rede fluvial do país.
Investimentos estes para a implantação de novas vias navegáveis, bem como para
o melhoramento das vias existentes.
A
hidrovia não pode ser vista separadamente dos outros modais. Por isso, é
necessário ressaltar a importância dos terminais hidroviários, imprescindíveis
para a eficiência da movimentação de cargas, por possibilitarem a integração
dos modais hidroviário, ferroviário e rodoviário, e dessa forma, dando um
caráter intermodal para a hidrovia.
Essa
integração logística que o transporte fluvial proporciona, estimula a produção
e a competitividade das mercadorias, bem como a intermodalidade na região de
influência da hidrovia, possibilitando assim o seu desenvolvimento.
Para
que a hidrovia Tietê-Paraná alcance o seu verdadeiro potencial de transporte,
com capacidade projetada para movimentar 20 milhões de toneladas por ano, são
fundamentais maiores investimentos, bem como para as demais regiões
hidrográficas brasileiras, diminuindo gargalos que prejudicam o transporte de
cargas, fazendo melhorias na proteção dos pilares das pontes existentes, em
sinalização de navegação, manutenção do calado dos rios, investimento em
tecnologia nos canais de eclusagem, os quais são muito estreitos e impedem a
passagem de comboios com um maior número de barcaças e etc.
A
importância do sistema-hidroviário Tietê-Paraná para o desenvolvimento do
transporte de cargas é incontestável, pois além de demonstrar sua capacidade de
crescimento nos últimos dez anos, o uso do modal hidroviário como fator de
crescimento é uma realidade no mundo inteiro, principalmente em regiões, onde
apresentam características viáveis para a implantação de canais navegáveis.
GRUPO FALCÃO
Arthur
Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah
Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?