segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO NO TRANSPORTE DE CARGAS


A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO NO TRANSPORTE DE CARGAS


TCC elaborado por: Edgar Costa Junior e Fernanda Costa Santana
Orientador: Prof° Thames Richard Silva
2010



Com 800 quilômetros de extensão no trecho que percorre o Estado de São Paulo e 1.600 quilômetros referentes ao rio Paraná, a hidrovia Tietê-Paraná é a grande alternativa econômica para o transporte de cargas. Como um importante segmento da rede logística de transportes, tem como objetivo impulsionar o aumento do escoamento de cargas dentre as diversas regiões de abrangência. Sendo assim, nota-se a grande importância da hidrovia não só para os estados mais próximos, mas também para o cenário nacional, pois através da hidrovia se tem facilitado o acesso dos produtos de diversos estados aos centros consumidores da região sudeste e principalmente o seu escoamento para o Porto de Santos.
O sistema de transporte hidroviário Tietê-Paraná foi resultado consolidado da formação de bacias hidrográficas, após a implantação de barragens, a criação de eclusas e o proporcionamento das melhorias de navegabilidade, como a abertura de canais.
Esse sistema ainda conta com a integração dos modais rodoviários e ferroviários, uma vez que o modal hidroviário compreende apenas um trecho no transporte de cargas.
A hidrovia Tietê-Paraná foi idealizada como modal estratégico para o aumento do fluxo de mercadorias, em uma região com alto poder econômico na movimentação de commodities, formando um sistema multimodal de escoamento da produção regional para a exportação.
Através da integração do sistema de transporte, a hidrovia age como alternativa de corredor de exportação, abrangendo os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, estados responsáveis por quase metade do PIB - Produto Interno Bruto do Brasil.
Juntamente com a hidrovia Paraguai-Paraná, o sistema Tietê-Paraná, também conhecida como a Hidrovia do MERCOSUL, que além do Brasil abrange a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, tem enorme importância para o transporte internacional de mercadorias.





A hidrovia Tietê-Paraná movimentou mais de 5 milhões de toneladas em 2009, multiplicando em quase cinco vezes nos últimos dez anos o transporte hidroviário. Grande parte das mercadorias são commodities agrícolas, fazendo da hidrovia um grande corredor desses produtos, desde o Centro-Oeste tendo como destino final o Porto de Santos, onde são preparadas para exportação. De toda a movimentação metade refere-se a mercadorias de longo curso.
Passam pela hidrovia cerca de 42% da soja e 78% do açúcar/álcool produzidos no Brasil.
O Brasil, como outros países mais desenvolvidos, possui um sistema hidroviário com enorme potencial de crescimento e para isso, há a necessidade de investimentos para o pleno aproveitamento da vasta rede fluvial do país. Investimentos estes para a implantação de novas vias navegáveis, bem como para o melhoramento das vias existentes.
A hidrovia não pode ser vista separadamente dos outros modais. Por isso, é necessário ressaltar a importância dos terminais hidroviários, imprescindíveis para a eficiência da movimentação de cargas, por possibilitarem a integração dos modais hidroviário, ferroviário e rodoviário, e dessa forma, dando um caráter intermodal para a hidrovia.
Essa integração logística que o transporte fluvial proporciona, estimula a produção e a competitividade das mercadorias, bem como a intermodalidade na região de influência da hidrovia, possibilitando assim o seu desenvolvimento.
Para que a hidrovia Tietê-Paraná alcance o seu verdadeiro potencial de transporte, com capacidade projetada para movimentar 20 milhões de toneladas por ano, são fundamentais maiores investimentos, bem como para as demais regiões hidrográficas brasileiras, diminuindo gargalos que prejudicam o transporte de cargas, fazendo melhorias na proteção dos pilares das pontes existentes, em sinalização de navegação, manutenção do calado dos rios, investimento em tecnologia nos canais de eclusagem, os quais são muito estreitos e impedem a passagem de comboios com um maior número de barcaças e etc.
A importância do sistema-hidroviário Tietê-Paraná para o desenvolvimento do transporte de cargas é incontestável, pois além de demonstrar sua capacidade de crescimento nos últimos dez anos, o uso do modal hidroviário como fator de crescimento é uma realidade no mundo inteiro, principalmente em regiões, onde apresentam características viáveis para a implantação de canais navegáveis.

GRUPO FALCÃO



          Arthur Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges.        

 

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