EVENTOS CORPORATIVOS: UM ESTUDO
SOBRE A OBTENÇÃO DE VANTAGEM INSTITUCIONAL E DE VENDAS
Autor: KARLA VAZ SIQUEIRA CAÑETE
Orientador:
Professor Dr. Mário de Souza Nogueira Neto
Competitividade e lucratividade são palavras que não saem do
imaginário e da realidade das empresas. A cada ano, a disputa pelo mercado fica
mais acirrada. Para se destacar, é preciso se reinventar e não basta apenas ter
os melhores produtos ou serviços se eles não forem conhecidos e lembrados como
tal. Muitas são as maneiras de se colocar à disposição dos clientes aquilo que
se produz, entretanto as ferramentas mais tradicionais de divulgação estão
sendo complementadas com novas estratégias que são remodeladas de acordo com as
necessidades que se apresentam. Assim é o evento; ele se adequa ao público, ao
local e principalmente ao objetivo que se deseja alcançar.
O transporte é o movimento
de pessoas e mercadorias entre localidades. É inegável que o sistema de
transporte é essencial para a movimentação da economia de um país. Sem este
sistema os produtos não chegariam até seus consumidores, as indústrias não
teriam acesso às matérias-primas e nem teriam condições de escoar sua produção.
É um setor totalmente horizontalizado viabilizando todos os outros setores da
economia. Nesse sentido, o transporte é uma ferramenta indispensável à condução
da economia e à subsistência das populações, sendo em uma empresa, questão
estratégica para a sua continuidade. Desta forma, o transporte tem papel
fundamental na rede logística, pois possibilita a criação de velocidade de
resposta para o cliente, sendo fator de aumento ou diminuição de custos
dependendo de como é a atenção dada ao assunto, que influencia na condução do
negócio.
A solução de realizar
eventos não é algo novo, pois sempre se promoveu festas, inaugurações e eventos
sociais, mesmo na área corporativa. Na verdade, a novidade é a intenção e a
freqüência com tem sido desenvolvidos. Os departamentos de marketing estão
vislumbrando neste segmento uma oportunidade de se destacar para poucas pessoas
nos eventos corporativos, mas atingindo de forma mais certeira o alvo,
despendendo esforços mais concentrados, que potencializam seus planos
estratégicos. Para isso estão se especializando, trabalhando com profissionais
de agências especializadas, mas principalmente abrindo sua visão para este
mundo de possibilidades lucrativas.
Os números apontados nesta
pesquisa são bastante expressivos quanto a negócios, mas as vantagens
quantitativas são uma grande aposta de quem souber desenvolver um
relacionamento duradouro com o cliente. As possibilidades são imensas quando se
têm nas mãos dados privilegiados de perfil psicológico que delimitam
preferências, hábitos de consumo e necessidades não atendidas. De posse destas
informações, as empresas saem na frente para fazerem modificações em seus
produtos, lançarem outros que pretendam solucionar problemas apontados, alteram
estratégias de posicionamento que agregam valor, enfim ganham munição para irem
ao encontro da qualidade total e da eficácia constante que resulta numa força
de crescimento que as mantenham bem posicionada no mercado.
Quando se
tratar de eventos nos quais o interesse for puramente comercial, que pretende
como resultado um aumento do nível de vendas, ele pode ser considerado como
promocional. Para ilustrar este tipo de realização temos as feiras de negócios,
onde se comercializa de tudo, desde malhas a automóveis, com alimentos e
bebidas sempre agregados e presentes.
Na verdade, por mais que um evento tenha o caráter institucional, está
intrínseco em seu objetivo a necessidade e o interesse da venda; ela pode não
ser um resultado imediato, mas é no futuro o desejo da empresa como
patrocinadora. A venda pode não ser medida em curto prazo, nem
quantitativamente, mas é a maneira encontrada de levar um potencial consumidor
a conhecer, tomar contato com a empresa e, dependendo da experiência que ele
tiver com o evento realizado, o encanto que ele poderá provocar, sintetizará
todo o intuito e os esforços para então conseguir a fidelização.
Grupo Onça
Integrantes: Adilson Vicente
Antolin e Sergio Miranda
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