domingo, 9 de dezembro de 2012

EVENTOS CORPORATIVOS: UM ESTUDO SOBRE A OBTENÇÃO DE VANTAGEM INSTITUCIONAL E DE VENDAS


EVENTOS CORPORATIVOS: UM ESTUDO SOBRE A OBTENÇÃO DE VANTAGEM INSTITUCIONAL E DE VENDAS

 
 
Autor: KARLA VAZ SIQUEIRA CAÑETE

 

Orientador: Professor Dr. Mário de Souza Nogueira Neto

 
 
      Competitividade e lucratividade são palavras que não saem do imaginário e da realidade das empresas. A cada ano, a disputa pelo mercado fica mais acirrada. Para se destacar, é preciso se reinventar e não basta apenas ter os melhores produtos ou serviços se eles não forem conhecidos e lembrados como tal. Muitas são as maneiras de se colocar à disposição dos clientes aquilo que se produz, entretanto as ferramentas mais tradicionais de divulgação estão sendo complementadas com novas estratégias que são remodeladas de acordo com as necessidades que se apresentam. Assim é o evento; ele se adequa ao público, ao local e principalmente ao objetivo que se deseja alcançar.
      O transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre localidades. É inegável que o sistema de transporte é essencial para a movimentação da economia de um país. Sem este sistema os produtos não chegariam até seus consumidores, as indústrias não teriam acesso às matérias-primas e nem teriam condições de escoar sua produção. É um setor totalmente horizontalizado viabilizando todos os outros setores da economia. Nesse sentido, o transporte é uma ferramenta indispensável à condução da economia e à subsistência das populações, sendo em uma empresa, questão estratégica para a sua continuidade. Desta forma, o transporte tem papel fundamental na rede logística, pois possibilita a criação de velocidade de resposta para o cliente, sendo fator de aumento ou diminuição de custos dependendo de como é a atenção dada ao assunto, que influencia na condução do negócio.

      A solução de realizar eventos não é algo novo, pois sempre se promoveu festas, inaugurações e eventos sociais, mesmo na área corporativa. Na verdade, a novidade é a intenção e a freqüência com tem sido desenvolvidos. Os departamentos de marketing estão vislumbrando neste segmento uma oportunidade de se destacar para poucas pessoas nos eventos corporativos, mas atingindo de forma mais certeira o alvo, despendendo esforços mais concentrados, que potencializam seus planos estratégicos. Para isso estão se especializando, trabalhando com profissionais de agências especializadas, mas principalmente abrindo sua visão para este mundo de possibilidades lucrativas.
      Os números apontados nesta pesquisa são bastante expressivos quanto a negócios, mas as vantagens quantitativas são uma grande aposta de quem souber desenvolver um relacionamento duradouro com o cliente. As possibilidades são imensas quando se têm nas mãos dados privilegiados de perfil psicológico que delimitam preferências, hábitos de consumo e necessidades não atendidas. De posse destas informações, as empresas saem na frente para fazerem modificações em seus produtos, lançarem outros que pretendam solucionar problemas apontados, alteram estratégias de posicionamento que agregam valor, enfim ganham munição para irem ao encontro da qualidade total e da eficácia constante que resulta numa força de crescimento que as mantenham bem posicionada no mercado.

Quando se tratar de eventos nos quais o interesse for puramente comercial, que pretende como resultado um aumento do nível de vendas, ele pode ser considerado como promocional. Para ilustrar este tipo de realização temos as feiras de negócios, onde se comercializa de tudo, desde malhas a automóveis, com alimentos e bebidas sempre agregados e presentes.

Na verdade, por mais que um evento tenha o caráter institucional, está intrínseco em seu objetivo a necessidade e o interesse da venda; ela pode não ser um resultado imediato, mas é no futuro o desejo da empresa como patrocinadora. A venda pode não ser medida em curto prazo, nem quantitativamente, mas é a maneira encontrada de levar um potencial consumidor a conhecer, tomar contato com a empresa e, dependendo da experiência que ele tiver com o evento realizado, o encanto que ele poderá provocar, sintetizará todo o intuito e os esforços para então conseguir a fidelização.
 
 
Grupo Onça
Integrantes:  Adilson Vicente Antolin e Sergio Miranda
 

 


 

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