O Transporte Aéreo no Brasil – Transporte Aéreo de Passageiros
TCC Elaborado Por:
Carla Ferreira Lopes
Mariana Lens Corrêa Rêgo
Thalita Guedes Lameira
Orientador: Professor MSc. Álvaro Camargo Prado
Co-Orientadora: Professora Gisele Esteves Prado
Santos – SP
2011
O
transporte aéreo de passageiros, e também de cargas, vem ganhando cada vez mais
espaço perante os demais modais.
Um
dos responsáveis por isso é a Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014, e
com isso surge a necessidade de melhorias em tudo ao que se refere a este
modal, principalmente a infraestrutura dos aeroportos brasileiros para poder
atender o fluxo.
Em
2006 o Brasil enfrentou um caos aéreo e que ainda ronda os aeroportos nos dias
atuais. Atrasos, cancelamentos, aeroportos lotados. Algumas das causas desse
caos aéreo são: má administração dos recursos, infraestrutura precária dos
aeroportos, o pequeno número de controladores de tráfego aéreo, entre outros.
Capacidade
e espaço físico para o funcionamento da malha viário o Brasil tem, porém os
investimentos não são suficientes para trazer a excelência de serviço neste
setor. E isto torna preocupante quando falamos de Copa do Mundo e Olimpíadas,
que também acontecerá no Brasil em 2016.
No
sistema aéreo brasileiro, temos as Autoridades Reguladoras:
ANAC:
Agência Nacional de Aviação
A
ANAC é uma autarquia especial, criada com a junção de vários órgãos. Possui
independência administrativa, receitas próprias para executar atividades
típicas da Administração Pública, entre outros.
Uma
das funções da ANAC é cumprir a legislação pertinente ao sistema por ela
regulado, considerados, em especial, o Código Brasileiro de Aeronáutica, a Lei
das Concessões, a Lei Geral das Agencias Reguladoras e a Lei de Criação da ANAC.
Entre
duas atribuições e competências estão:
-
Representar o Brasil em convenções, acordos, tratados e atos de transporte
aéreo internacional com outros países ou organizações internacionais de aviação
civil;
-
Reprimir e sancionar infrações quanto ao direito dos usuários;
-
Regular as atividades de administração e exploração de aeródromos exercida pela
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Infraero:
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
Empresa
pública federal (estatal) de administração indireta, vinculada à Secretaria de
Aviação Civil.
A
INFRAERO administra 67 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51
Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga.
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Aeroportos mais movimentados
por número de operações anuais (2009).
|
DAESP:
Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo
É
uma autarquia vinculada à Secretaria dos Transportes do Governo do Estado de
São Paulo e sua responsabilidade é administrar, manter e explorar 31 aeroportos
públicos no interior do Estado de São Paulo.
Algumas
das suas finalidades são:
- Planejar a rede aeroportuária do
Estado, respeitada a política de coordenação geral dos transportes e a
legislação específica;
- Projetar, construir e
administrar aeroportos do Estado, mediante delegação, concessão ou autorização
do Comando da Aeronáutica;
- Arrecadar
tarifas aeroportuárias por delegação do Comando da Aeronáutica.
O
Gerenciamento do Tráfego Aéreo vem com o objetivo de garantir voos seguros,
regulares e eficazes.
O
Brasil administra um espaço aéreo territorial de 8.511.965 km² e um espaço
aéreo sobrejacente à área oceânica que vai até o meridiano 10°W, somando um
total de 22 milhões de Km². Para que a administração de todos os voos,
lançamentos de sondas e foguetes, voos de asa delta, salto de paraquedas,
treinamento de tiros antiaéreos, entre outros eventos, deve se conhecer a
demanda de tráfego aéreo atual e futura, e a topografia e a infraestrutura
instalada.
Este espaço é administrado pelo DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que é subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica.
No
Brasil também temos os CINDACTAS (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle
de Tráfego Aéreo), que são quatro unidades de controle de tráfego no Brasil.
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Áreas
de abrangência dos CINDACTAs
|
O Terminal de Passageiros é a principal área pública do aeroporto.
Um
dos pontos mais importantes que todos os passageiros que pretendem embarcar
para uma viagem de avião devem verificar são seus documentos. Além disso, outra
coisa muito importante e que se deve tomar muito cuidado é com a bagagem.
Com
o aumento no fluxo de passageiros, a legislação deve estar preparas aos
problemas que surgem: overbooking, atrasos nos voos, cancelamentos dos voos,
entre outros.
A
criação de terminais privatizados é uma prática adotada em diversos aeroportos
do mundo, e já provou ser uma solução para auxiliar no caos que o Brasil possa
enfrentar futuramente.
O modal aéreo tem grande
potencial de crescimento, desde que sejam feitos investimentos corretos em
todos os setores, e ampliação dos aeroportos, podendo tornar o serviço aéreo
brasileiro tão eficaz como em outros países.
Grupo Albatroz
Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma
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