COMPARATIVO DO TRANSPORTE MUNICIPAL DE PASSAGEIROS CURITIBA –SANTOS.
TTC elaborado por: MARILIA GABRIELA ALVES.
Orientador: Profº MSc Odair
Oliva de Farias.
A Logística é fundamental
nos dias atuais para o sucesso de qualquer empresa, pois ela auxilia o
gerenciamento dos processos de planejamento, controle e organização a fim de
que ela permaneça de maneira competitiva frente a um mercado consumidor tão
exigente onde os clientes desejam que suas necessidades sejam cumpridas no
menor tempo possível, com a melhor qualidade e com o menor custo.
Uma empresa de transporte
de passageiros é uma prestadora de serviços e tem como seu cliente os usuários
do sistema. A cadeia de suprimentos deste tipo de empresa tem suas diferenças
em relação às demais, as atividades que necessitam de um gerenciamento eficaz
são muitas, dentre elas podemos destacar algumas: o controle da frota de
veículos, o controle de custos diversos (manutenção, pessoal, administrativo,
etc.), sistemas de informática e investimentos em tecnologias de controle de
operação e investimentos no fator humano (capacitação, treinamento, seleção de
funcionários). O transporte urbano de passageiros é um item vital e indispensável
dentro dos centros urbanos desde a antiguidade, suas funções são variadas, por
ele se deslocam trabalhadores de suas casas para as empresas, gerando o
desenvolvimento da economia local, estudantes para escolas, possibilitando o
acesso à educação, deslocamentos variados para hospitais, lazer, compras, o que
o torna essencial na vida da população que depende dele para se locomover de um
ponto a outro, o serviço quando prestado com qualidade, possibilita aos
usuários que possuem automóveis, deixá-los em casa e para aqueles que não os
possuem, se torne uma alternativa segura, confortável e confiável em relação a
outros tipos de transporte tais como bicicletas e motocicletas.
Nos dias atuais estamos
vivenciando uma realidade em que a grande maioria populacional está concentrada
nas cidades, fato que ocorreu de maneira muito rápida e este crescimento não
foi acompanhado pela grande maioria das administrações governamentais,esta
população muitas vezes é carente de recursos, vive marginalizada, em periferias
longe de infra-estruturas essenciais a um nível aceitável de vida.
Um destes serviços
essenciais a população é o transporte coletivo de passageiros, que para muitos
trabalhadores e cidadãos é a única opção de locomoção de um local a outro. Mas
na maioria dos casos existe o mau gerenciamento dos recursos o que ocasiona um
serviço de má qualidade e que causa insatisfação dos usuários.
Entre os anos de 1995 e
2004 foi constatada uma queda contínua na demanda de passageiros, porém nestes
últimos anos o cenário tem obtidos melhoras consideráveis com o investimento
realizado pelas empresas em renovação de frota e em novas tecnologias para
gerenciamento do transporte.
O transporte coletivo de
Curitiba é um dos mais eficientes do Brasil com características inovadoras,
servindo de referência para outros países dentre eles Bogotá na Colômbia,
Santiago no Chile, Los Angeles, dentre outros, foi implantado na década de 70
enfatizando o transporte em massa, aliando baixo custo operacional e oferecendo
um serviço de qualidade aos usuários, no ano de 2008 eram transportados cerca
de 1,9 milhões de passageiros com um índice de aprovação do serviço em torno de
89% segundo pesquisa realizada pela empresa responsável pelo gerenciamento do
transporte na cidade a Urbs –Urbanização de Curitiba S.A. –empresa de economia
mista ligada à prefeitura, sendo a única empresa concessionária do sistema de
transporte repassando a operação das linhas às empresas privadas.
Comparação entre ônibus, carros e motocicletas;
Comparação entre ônibus, carros e motocicletas;
O desenvolvimento e a
expansão de Santos aconteceram sem o planejamento necessário para adequá-la as
condições de seu território, o que impôs aos habitantes problemas graves, como
os de ordem sanitária. Ao longo de mais de 100 anos santos foi alvo de várias
iniciativas de planejamento urbano, mas muitas das propostas não saíram do papel.
Os prefeitos da cidade de
Curitiba, implantaram planos diretores em sua totalidade, enfatizando a
necessidade do crescimento organizado da cidade, focalizando questões de suma
importância, como sistema de transporte público, o meio ambiente, o uso do solo
, o desenvolvimento da economia local, o resultado desta estratégia de governo,
está muito claro, foi por ela que Curitiba se tornou referência mundial, que
seu sistema de transporte de passageiros serve de exemplo para muitas outras
cidades. Outro ponto em questão é que conforme dito anteriormente, as ações são
planejadas com antecedência prevendo-se situações futuras e já investindo em
possíveis melhorias.
Já os prefeitos de Santos
se deixaram levar por interesses políticos e empresariais momentâneos, que
foram mais importantes que os planejamentos que visavam à estruturação da
cidade e de seus setores de grande importância, dentre eles o de transporte
público. Hoje e antigamente a política adotada espera acontecer o problema para depois tomar uma atitude, isto onera todos os processos existentes, gerando custos muito maiores em relação às medidas, que poderiam ser tomadas, se o planejamento fosse realizado e cumprido de maneira correta.
GRUPO FALCÃO
Arthur Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges.
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