TERMINAIS
DE CONTÊINERES EM SANTOS
TCC Elaborado Por:
ALEXANDRE GUILHERME FREDERICO
EDUARDO DE
OLIVEIRA CASTRO
Orientador: Profº
MSc Jorge Monteiro Júnior
Santos – SP
2010
Situados nas
proximidades dos portos onde são armazenadas mercadorias que estão à espera de
liberação e dotados de grandes galpões capazes de atender à grande demanda do
porto com agilidade e eficiência, os terminais de contêiner atendem a diversas
operações portuárias para manuseio e escoamento de mercadorias operando diurnamente
todos os dias da semana.
O Sistema
Portuário é extremamente importante para qualquer economia globalizada ao redor
do mundo. E a gestão da infraestrutura e operação dos terminais portuários está
ligada à economia global, isto é, uma gestão eficiente de seus portos elevará
sua produtividade e diminuirá seus custos operacionais.
Com
o aumento do comércio que trouxe a abertura dos mercados internacionais, a
logística passou a ser tratada estrategicamente nos principais centros
financeiros do mundo, oferecendo
integração e coordenando serviços relativos a transporte e
armazenagem de mercadorias, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do
produto final.
Portanto, o comércio internacional é fortemente baseado no transporte marítimo de longo curso.
Devido à segurança que concede e facilidade de
colocar várias mercadorias de diferentes clientes num mesmo local, além de
melhorar a transferência de cargas de um navio para o cais, de um porto e para outro
modal de carregamento de carga, o contêiner é um dos principais equipamentos
utilizados no comércio exterior.
Mas para que o contêiner possa ter melhor aproveitamento principalmente nas operações portuárias, é necessário que haja terminais com capacidade física capaz de atender à demanda, equipados com modernos aparelhos que possam dar agilidade à colocação dos contêineres em locais de difíceis acessos e também deve haver ótimos sistemas operacionais de informática para que possam saber quais e onde se localizam tais contêineres, e que possam fazer separações de acordo com o tipo de carga ou mercadoria a que carregam, e quais são os seus responsáveis. Há também terminais que fazem operações de contêineres vazios.
Mas para que o contêiner possa ter melhor aproveitamento principalmente nas operações portuárias, é necessário que haja terminais com capacidade física capaz de atender à demanda, equipados com modernos aparelhos que possam dar agilidade à colocação dos contêineres em locais de difíceis acessos e também deve haver ótimos sistemas operacionais de informática para que possam saber quais e onde se localizam tais contêineres, e que possam fazer separações de acordo com o tipo de carga ou mercadoria a que carregam, e quais são os seus responsáveis. Há também terminais que fazem operações de contêineres vazios.
Sendo assim, os terminais de contêineres são
importantes locais para a logística dos portos, principalmente porque nesses
equipamentos estão armazenados os produtos de maior valor agregado.
O Porto de Santos é uma unidade dos portos brasileiros, é o complexo que mais representa importância em termos gerais, sendo capaz de conseguir absorver os diversos tipos de cargas. Por este motivo não é o que transporta na média os produtos de maiores valores agregados, porém sua enormidade o torna o maior em movimentação.
O Porto de Santos é uma unidade dos portos brasileiros, é o complexo que mais representa importância em termos gerais, sendo capaz de conseguir absorver os diversos tipos de cargas. Por este motivo não é o que transporta na média os produtos de maiores valores agregados, porém sua enormidade o torna o maior em movimentação.
Diversas
medidas estão sendo concretizadas para melhorar o desempenho do Porto, como a dragagem do canal do estuário, construção das Avenidas, ligação seca
entre Santos e Guarujá e a criação de Terminais que estão em projeto.
Tudo isto
levará a uma maior movimentação de contêineres, trazendo navios cada vez
maiores. Sendo assim, os investimentos não cabem apenas ao setor público, mas
empresas, no caso em questão os terminais de contêineres, também precisarão
investir em sua infraestrutura, tanto física como tecnológica e operacional,
sob o risco de não conseguirem atender à grande demanda de comércio de produtos
de médio e alto valor agregado, e também de perderem clientes para terminais em
outros portos.
Grupo Tatu
Integrantes
André Acsonov / Eduardo Nardi / Marcus Vinicius
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?