sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TERMINAIS DE CONTÊINERES EM SANTOS


TERMINAIS DE CONTÊINERES EM SANTOS

TCC Elaborado Por:

ALEXANDRE GUILHERME FREDERICO

EDUARDO DE OLIVEIRA CASTRO  

Orientador: Profº MSc Jorge Monteiro Júnior

 
Santos – SP

2010

Situados nas proximidades dos portos onde são armazenadas mercadorias que estão à espera de liberação e dotados de grandes galpões capazes de atender à grande demanda do porto com agilidade e eficiência, os terminais de contêiner atendem a diversas operações portuárias para manuseio e escoamento de mercadorias operando diurnamente todos os dias da semana.
 
O Sistema Portuário é extremamente importante para qualquer economia globalizada ao redor do mundo. E a gestão da infraestrutura e operação dos terminais portuários está ligada à economia global, isto é, uma gestão eficiente de seus portos elevará sua produtividade e diminuirá seus custos operacionais.
 
Com o aumento do comércio que trouxe a abertura dos mercados internacionais, a logística passou a ser tratada estrategicamente nos principais centros financeiros do mundo, oferecendo integração e coordenando serviços relativos a transporte e armazenagem de mercadorias, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto final.
 
Portanto, o comércio internacional é fortemente baseado no transporte marítimo de longo curso.
 
Devido à segurança que concede e facilidade de colocar várias mercadorias de diferentes clientes num mesmo local, além de melhorar a transferência de cargas de um navio para o cais, de um porto e para outro modal de carregamento de carga, o contêiner é um dos principais equipamentos utilizados no comércio exterior.

Mas para que o contêiner possa ter melhor aproveitamento principalmente nas operações portuárias, é necessário que haja terminais com capacidade física capaz de atender à demanda, equipados com modernos aparelhos que possam dar agilidade à colocação dos contêineres em locais de difíceis acessos e também deve haver ótimos sistemas operacionais de informática para que possam saber quais e onde se localizam tais contêineres, e que possam fazer separações de acordo com o tipo de carga ou mercadoria a que carregam, e quais são os seus responsáveis. Há também terminais que fazem operações de contêineres vazios.
 
Sendo assim, os terminais de contêineres são importantes locais para a logística dos portos, principalmente porque nesses equipamentos estão armazenados os produtos de maior valor agregado.

O Porto de Santos é uma unidade dos portos brasileiros, é o complexo que mais representa importância em termos gerais, sendo capaz de conseguir absorver os diversos tipos de cargas. Por este motivo não é o que transporta na média os produtos de maiores valores agregados, porém sua enormidade o torna o maior em movimentação.
 
Diversas medidas estão sendo concretizadas para melhorar o desempenho do Porto, como a dragagem do canal do estuário, construção das Avenidas, ligação seca entre Santos e Guarujá e a criação de Terminais que estão em projeto.
 
Tudo isto levará a uma maior movimentação de contêineres, trazendo navios cada vez maiores. Sendo assim, os investimentos não cabem apenas ao setor público, mas empresas, no caso em questão os terminais de contêineres, também precisarão investir em sua infraestrutura, tanto física como tecnológica e operacional, sob o risco de não conseguirem atender à grande demanda de comércio de produtos de médio e alto valor agregado, e também de perderem clientes para terminais em outros portos.

 
Grupo Tatu
 
Integrantes
 
André Acsonov / Eduardo Nardi / Marcus Vinicius
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?