quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O TRANSPORTE DE DINHEIRO E A LOGÍSTICA DA DISPONIBILIDADE

O Transporte de Dinheiro e a Logística da Disponibilidade

TCC Elaborado por: Murilo Caldeira dos Santos
Orientador: Prof. Ms. Thames Richard Silva
Ano: 2011




O trabalho realizado pelo estudante trata do dinheiro desde a chegada da sua matéria-prima até sua chegada aos bancos comerciais. Leva em consideração sua fabricação, armazenagem, distribuição e segurança.

Hoje em dia o dinheiro faz parte de muitos momentos da nosssa vida, desde a compra de uma bala até a compra de uma casa. Porém, a questão não é somente a validade e sim o estudo logístico de sua fabricação numa indústria, que está mais presente no nosso dia a dia do que nós imaginamos.


Antigamente, a economia era baseada na troca de produtos, isto é, era realizada a prática do escambo com a troca de mercadorias. Contudo, com a descoberta do metal o dinheiro começou a ser fabricado para melhores números quantitativos serem avaliados. No Brasil, o dinheiro começou a ser usado durante o período colonial e passou por várias mudanças até chegar à moeda adotada nos anos de hoje, o REAL.


Para que se possa abastecer o país com dinheiro, é necessário muito planejamento logístico. É preciso levar em consideração a quantidade necessária para suprir a demanda de cada localidade, a sincronia necessária para que o dinheiro chegue dentro prazo correto e a segurança desde sua fabricação até o seu transporte.


A fabricação do dinheiro é realizada pela Casa da Moeda do Brasil. Eles produzem matrizes que servem de molde para moedas e cédulas. Essas matrizes carregam as informações básicas do dinheiro: valor, emissor, data, efígie da República e figura comemorativa. As matérias-primas diversas buscam impedir a falsificação das notas e moedas.


O armazenamento também é feito pela Casa da Moeda do Brasil, que possui armazéns estrategicamente localizados próximos a vias de acesso. Na distribuição o Banco Central do Brasil e o Banco do Brasil trabalham em conjunto para diminuir o tempo de espera pelo dinheiro; enquanto o primeiro emite a moeda, o segundo, que detém a maior rede de atendimento financeiro do país, faz o dinheiro chegar às localidades mais distantes.

  O transporte do dinheiro é feito por modal rodoviário (em curtas distâncias) e por modal aéreo (em longas distâncias). Já o transporte para os bancos é realizado por uma transportadora de valores autorizada pelo Ministério da Justiça, que utiliza veículos especiais e blindados. Por questões de segurança, há a necessidade de acompanhamento policial à carga.

  Existe também a operação reversa no transporte, que ocorre no momento da troca do dinheiro, onde o montante que se encontra no banco é substituído por dinheiro novo. Essa operação retira o dinheiro que não se encontra em condições de circular, como as cédulas danificadas em decorrência da destruição de caixas eletrônicos.
  
 É preciso um controle da disponibilidade em estoque do dinheiro e da demanda, para não haja falhas no abastecimento de todo o país.


 O estudante de Logística da instituição de ensino Fatec Rubens Lara realizou o trabalho de conclusão de curso mostrando para nós a importância da logística para que a moeda brasileira chegue ao seu destino com segurança e exatidão. 

Grupo Cachorro


Integrantes: Lohrana, Rayssa, Juliana, Yasmin, Eduardo Lucio, Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?