Ferrovias - A história da ferrovia no Brasil
Daniel Penisi
Orientador: MSc. Álvaro
Camargo Prado
2009
Primeira Ferrovia do Brasil – Estrada de Ferro Mauá |
O
início das ferrovias no mundo deu-se em meados do século XIX, contribuindo de
forma significativa na economia mundial. Tornou-se com o tempo, um importante meio
de transporte de passageiros e cargas em países de grandes dimensões, tendo
como principal característica o pequeno gasto de energia por tonelada,
facilitando o transporte e movimentação de cargas em grandes lotes. Embora o
transporte rodoviário não possua agilidade nem mobilidade, deixando o processo
bastante lento, existe uma grande vantagem que o difere de outros meios de
transporte, pois somente pelo meio ferroviário é possível integrar e facilmente
ter acesso às regiões distantes uma da outra.
Entre
os tipos e modelos de vagões, locomotivas e vias, também conhecidos como Forças
Motrizes, desenvolveram-se novas forças como o vapor, diesel, bateria,
eletricidade entre outras. O transporte a vapor foi o primeiro a utilizar
carvão como combustível. Logo o diesel mostrou-se mais rentável e assim,
desenvolviam-se outros tipos de energias cada vez mais adequadas.
A
primeira ferrovia mundial surgiu na segunda metade do século XVIII, durante a
Revolução Industrial. Foi nesse momento que houve o avanço de ferramentas e
máquinas que muito contribuíram para o avanço e desenvolvimento dos transportes
como um todo. A Inglaterra foi a pioneira das ferrovias no período de
Industrialização e em seguida, iniciava-se a época da mecanização, sendo
utilizada mais tarde nas primeiras locomotivas. Na América do Sul, o transporte
ferroviário teve início logo após a independência de alguns países, pois o
governo estrangeiro buscava investir no meio de transporte que facilitaria
trabalhos nas novas terras, visando obter um retorno lucrativo.
Segunda Ferrovia Brasileira – São Paulo Railway |
No
Brasil, o início das Ferrovias deu-se por Irineu Evangelista de Souza, o Barão
de Mauá, no dia 28 de janeiro de 1813, no Rio Grande do Sul. Este ficou
conhecido como o patrono dos transportes e teve participação nas cinco
primeiras ferrovias inauguradas em nosso país: De Recife ao São Francisco
(1858), Bahia ao São Francisco (1860) e a última em Santos à Jundiaí (1872)
tendo essa última também a participação e apoio da Companhia Paulista. Com o
café tornando-se um principal produto da economia, alcançando o reconhecimento
mundial, as ferrovias tomaram uma proporção grande e começaram a expandir. Em
1940 surge a estrada de ferro ligando a cidade de Bauru. Também tinha a intenção
de ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, passando por Mato Grosso a Bolívia.
Já em 1901 surge a estrada que ligava Araraquara à Taquaratinga. A estrada de
ferro que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro surgiu em 1875, também conhecida
como Railway, responsável pelo escoamento de grãos de café até o Porto. Por fim,
em 1983, surge a estrada que ligava São Paulo à Minas Gerais, ligando as
principais regiões fazendeiras cafeeiras à Companhia Mogiana. As estradas
expandiram-se também em diversos países como Argentina, França e Inglaterra.
As
ferrovias foram deixadas de lado depois da crise mundial financeira que causou
desordem na importação e exportação de produtos. Getúlio Vargas deu início à
Industrialização no Brasil. Porém, foi no governo de Juscelino Kubitschek que
ocorreu a maior mudança econômica da época, com o surgimento de novas empresas
automobilísticas e consequentemente, o abandono do sistema ferroviário, que não
serviria mais como principal sistema crescente da demanda industrial.
O
TCC apresentado conta a história deste importante meio de transporte, que foi
se perdendo ao longo da história, e que hoje já se mostra uma das soluções
práticas para os gargalos encontrados no transporte, seja de pessoas ou mesmo
de cargas. A apreciação do mesmo facilitará muito no estudo desse meio de
transporte, e é altamente recomendado pelo grupo.
Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinicius Costa e Vinícius Dalcheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?