TCC elaborado por: Fabiane Siebauer
Orientador: MSc. Álvaro Camargo Prado
2009
Desde 1947 existem vários projetos desenvolvidos para a ligação entre as cidades de Santos e a do Guarujá, um pioneiro desses projetos foi o ex-prefeito de São Paulo Francisco Prestes Maia.
Ele acreditava que a esse ligação poderia ser feita de dois jeitos:
1º - Por uma ponte baixa com quarto faixas e vão central elevadiço;
2º - Por uma ponte baixa, com seis faixas e um vão central móvel;
Fonte:
Site Skycrapercity
Depois de Prestes existem várias propostas da ligação entre as duas cidades como:
- A Cosipa em 1986, propôs a prefeitura de Santos, a construção de uma ponte com um vão navegável custando por volte de Cz$1,8 bilhões;
- A Cosipa em 1986, propôs a prefeitura de Santos, a construção de uma ponte com um vão navegável custando por volte de Cz$1,8 bilhões;
- As consultoras Figueiredo Ferraz e Sondotecnica em 1987 analisaram cinco alternativas entre US$100 e US$150 milhões, entre elas, um túnel que ligasse o bairro Paquetá em Santos a Vicente de Carvalho em Guarujá e um túnel ligando a Ponta da Praia, em Santos à Vicente de Carvalho no Guarujá;
- A Codesp em 1997 propôs um túnel submerso que começaria na avenida governador Mário Covas, próximo ao canal 5, em Santos e acabaria em Vicente de Carvalho entre as ruas Guilherme Guinle e Mato Grosso, medindo aproximadamente 2km;
- Também tem um projeto de túnel submerso para veículos leves para a substituição das balsas, os acessos seriam onde ocorre o embarque e desembarque das balsas, segue abaixo a foto do traçado desse túnel;
Fonte:
Relatório Técnico do Instituto Impacto
Existem vários modelos de ligações secas no mundo todo, entre as mais impressionantes é a ponte – túnel de Oresund que liga o país da Dinamarca à Suécia . O trajeto começa de Copenhagen na Dinamarca com destino a Suécia possui três etapas:
1ª etapa - Um túnel a 15 metros de profundidade e 4 quilômetros de extensão;
2ª etapa - Consiste em uma ilha artificial com extensão de 4 quilômetros;
Fonte: Site Slide Share
3ª etapa - Uma ponte com extensão de 8Km e altura de 65 metros, abaixo uma foto de tal maravilha feita pelo homem.
Fonte: Site Slide Share
Esses projetos são para melhorar o fluxo marítimo e o trânsito nas duas cidades. Na parte marítima os projetos vão influenciar diretamente no porto, pois eliminando as balsas entre as duas cidades, fluxo de navios aumentará e com o crescimento portuário previsto por pesquisadores serão essencial a concretização desses projetos.
No trânsito os benefícios serão significativos, o tempo entre as travessias serão reduzidos, os congestionamentos nas duas cidades diminuirão e o fim da desorganização das filas das balsas.
No mundo todo existem vários modelos de ligação seca, todos eles resolvendo os problemas existentes em cada local, aqui em Santos tem que ocorrer o mesmo, antes de tomarem uma decisão sobre qual tipo de ligação seca vai ser usada, precisam saber qual delas vai ser a mais econômica e a mais viável para o crescimento das duas cidades e causando menos transtorno a população.
Grupo Falcão
Arthur Naka, Felipe Dias, Gislâine Assunção,Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges
pelo que eu li no tcc, esse projeto já é bem antigo e até hoje nada foi feito, espero que algum dia isso aconteça.
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