terça-feira, 16 de outubro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA - UMA VISÃO SISTEMÁTICA DO USO DE EMBALAGENS


LOGÍSTICA REVERSA - UMA VISÃO SISTEMÁTICA DO USO DE
EMBALAGENS.

                                              TCC ELABORADO POR: MARIANA MATSUEDA FAGUNDES

      A postagem que se segue comenta o trabalho de conclusão do curso de Logística com o título: “LOGÍSTICA REVERSA - UMA VISÃO SISTEMÁTICA DO USO DE EMBALAGENS”, da aluna Mariana Matsueda Fagundes. O trabalho aborda sobre a Logística Reversa, analisando conceitos, questões e propostas do tema; apresenta um projeto, segundo Fagundes, para apoiar e otimizar o sistema de Logística Reversa de embalagens da montadora FORD, com o objetivo de assegurar que as embalagens sejam devolvidas no tempo certo e com a devida redução do impacto ambiental.
     Fagundes comenta que o desenvolvimento da Logística está ligado progresso das atividades militares e das necessidades resultantes das guerras. Conceitua a Logística como uma “facilitadora, que trata, planeja, implementa e controla o fluxo de armazenagem, movimentação de materiais e/ou produtos acabados, e busca sempre a otimização dos requisitos dos clientes (considerando ponto de origem e destino)”
      Com a necessidade e a preocupação de preservação do meio ambiente no mundo atual, as organizações estão procurando iniciativas sustentáveis. As organizações que não adotam essas iniciativas estão ficando para trás no mercado competitivo, pois os próprios consumidores estão mais exigentes, dando preferência, por diversas vezes, para o comprometimento ambiental das empresas do que fatores como preço. Segundo Fagundes com essa conscientização por parte das organizações foi formulado os três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, tornando-se uma espécie de regra básica às organizações que aplicam a Logística R
     FAGUNDES analisou a montadora FORD localizada em Taubaté. Na análise, FAGUNDES diz que a empresa é responsável pela produção de componentes da suspensão de carro. Para que isso seja possível é necessária à utilização de peças, as quais são fornecidas por três fornecedores diferentes (A, B e C). Dentro do fluxo do reabastecimento destas peças a montadora possui uma transportadora contratada, que utiliza um processo de Milk Run, buscando peças diversas em fornecedores diferentes. Cada peça vem em  uma embalagem própria adequada para seu transporte. Já vazias, retornam para a transportadora, a qual as levará de volta para os fornecedores, com o objetivo do transporte de novas peças com as mesmas embalagens. A fábrica de Camaçari recebe os componentes montado pela FORD de Taubaté e, portanto também participa do fluxo de recebimento e expedição de embalagens cheias e vazias.

     Segundo FAGUNDES dentro dessa operação muitos problemas estão ocorrendo, assim sugere uma proposta, a qual baseia-se em um plano de otimização do processo de Logística Reversa de Embalagens baseado na filosofia dos Seis-Sigmas. Segundo FAGUNDES os Seis-Sigmas é um conjunto de práticas que busca melhorias e ausências de defeitos. É possível definir os Seis Sigma uma metodologia gerencial de estratégia estruturada que incrementa a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos envolvidos na produção de um bem ou serviçi, levando em conta todos os aspectos importantes de um negócio. O objetivo dos Seis sigma é conseguir a excelência na competitividade pela melhoria contínua dos processos aumentando drasticamente a lucratividade das empresas.
     Com isso FAGUNDES concluiu que implantado esse projeto ocorrerá uma boa organização de distribuição correta das funções, todo o processo ficará mais claro e definido, com a visualização dos locais exatos que estariam causando todos os transtornos de atrasos na entrega de peças e custos extras. FAGUNDES ainda conclui que processos reversos provocam um progresso contínuo ao longo da cadeia, deixando evidente as vantagens competitivas de quem investe e acredita na eficácia da Logística Reversa. 

 Grupo Jaguar
     Integrantes: Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens.

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