PERFIL DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SÃO
VICENTE
Fernando Wagner
Rogério Ruiz Rodrigues
Orientador: MSc Júlio Penin
2010
Os acidentes de trânsito atualmente estão sendo o
foco de preocupação no mundo, o que está chamando a atenção de vários
estudiosos de diversas áreas de atuação e conhecimento.
Este documento vem trazer informação referente o
tamanho dos problemas relacionados a acidentes de trânsito em todo Brasil e
analisar as principais causas relatando a atual situação do trânsito na cidade
de São Vicente.
São mais de um milhão de mortes por ano em todo o
mundo, sendo que dentre este índice os jovens representam a maioria das
vítimas. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostra que os acidentes
de trânsito vem aumentando 9% a cada três anos. O Ministério aponta que as principais caudas de acidentes estão
relacionadas com consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alta velocidade, não
uso de capacetes ou sinto de segurança e problemas de infra-estrutura de
rodovias e vias públicas.
Para combater estes incidentes, medidas foram
tomadas para reduzir o índice de mortes como uso de cinto de segurança,
controle de velocidade eletrônico e a entrada em vigor do Código de Trânsito
Brasileiro.
Abaixo podemos verificar a grande diferença de
acidentes de outros países em relação ao Brasil.
O principal fator da violência no trânsito no
Brasil, por mais que exista deficiência de engenharia, de infra-estrutura e
técnicas, é humano. É ele que desobedece a sinalização, limites de velocidade,
avançam o sinal vermelho e falam ao celular enquanto dirige. Isso quando não
dirigem embriagados ou sem habilitação.
A participação da Prefeitura Municipal no planejamento
e administração do trânsito em seus vários aspectos é super importante. A
cidade de São Vicente foi o município que mais absorveu o crescimento
populacional da Baixada Santista no período 80/91, de 215.226 habitantes
acrescidos à região, 75.728 habitantes residiam no território vicentino.
Para maior compreensão dos acidentes de trânsito
ocorridos no município de São Vicente, a Secretaria de Transportes, Segurança e
Defesa Social em conjunto com o 39º Batalhão de Polícia do Interior desenvolveu
uma pesquisa nos boletins de ocorrência da Polícia Militar – BO/PM a partir de
1º de janeiro de 2009, onde o objetivo principal é averiguar os principais
pontos de ocorrência de acidentes, situação da malha viária e o estado das
vitimas para elaborar ações de redução de acidentes.
Com isso foi levantado
várias informações e medidas de redução dos acidentes como placas de trânsito,
semáforos inteligentes, radares, melhor fiscalização, implantação de rotas
alternativas para maior fluidez no trânsito, implementação da ciclovia e
campanhas de educação e segurança no trânsito.
A lei 11.705 conhecida como Lei Seca, que alterou o
Código de Trânsito Brasileiro veio para acrescentar a segurança e
conseqüentemente diminuir os acidentes causados por motoristas embriagados.
Segundo Adalto Martinez Filho alguns dos desvios
comportamentais podem ser corrigidos com certas ações, como: aperfeiçoamento do
sistema de habilitação, introdução do ensino de trânsito na escola, manutenção
de campanhas permanentes sobre comportamentos adequados no trânsito e
intensificação da fiscalização de trânsito em locais com maior incidência de
acidentes.
A luz do exposto pode – se constatar que é
necessário que este tema seja muito refletido, tanto pelos responsáveis de
administração pública, como também a sociedade como um todo, já que o assunto
requer atenção devido o número excessivo de acidentes. Com cidadãos
conscientizados, se constrói ações positivas.
Grupo Dragão
De fato é um tema delicado que precisa ser analisado e refletido para que tenhamos uma conscientização!
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