PORTO & RODOVIA
A Importância do Sistema Anchieta-Imigrantes
TCC elaborado por Flavio Santos Menezes
Orientador Prof° MSc. Mário de Souza Nogueira Neto
2009
O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos - o maior da América Latina -, o Pólo Petroquímico de Cubatão, as indústrias do ABCD e a Baixada Santista. Com 176,8 km de extensão e movimento anual superior a 30 milhões de veículos pedagiados, é de vital importância para a economia brasileira, pois atende ao mais importante corredor de exportação da América Latina, além de área turística na Baixada Santista.
Congestionamento na Anchieta - Imigrantes: 40% do PIB trafega pelo sistema. Fonte: Historias e Lendas de Santos.
Rodovia Caminho do Mar (Estrada Velha de Santos)
Depois de séculos de utilização (e posteriormente décadas de abandono), o nascimento e fortalecimento do automobilismo no mundo forçaram os governantes da época a focar o velho caminho do mar.
A principio, apesar do apelo desenvolvimentista que reinava na época, o espírito da estrada era sem duvida turístico, sendo que posteriormente foi até tema de musicas que relatavam “as curvas da estrada de Santos”.
Um dos motivos era a rapidez em que se chegava até as praias do litoral paulistano, pois o percurso de São Paulo a Santos poderia ser feito com segurança em menos de trinta minutos com velocidade média de sessenta quilômetros. No passeio ecoturístico que a estrada oferece hoje, o percurso é feito em vinte minutos de microônibus no trecho que vai desde o Cruzeiro Quinhentista até o Pouso de Paranapiacaba.
Contudo, a partir do pleno funcionamento da Rodovia Anchieta e suas condições extremamente favoráveis a partir do final da década de quarenta, a Estada Velha passou a ser gradativamente abandonada tanto que, posteriormente o tráfego de ônibus e caminhões foi expressamente proibidos, sendo mais utilizada por usuários que tinham a intenção de evitar o pagamento do pedágio.
Estrada Velha de Santos hoje: apenas manutenção
Após deslizamentos de terra provocados pelas chuvas a estrada foi interditada e hoje funciona como Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, que é composta pela Rodovia Caminho do mar e um trecho preservado da Calçada do Lorena.
Rodovia Anchieta
A partir daqui podemos dizer que começa a fase moderna no transporte de cargas e pessoas entre o planalto e o litoral. Apos séculos de viagem, o aperfeiçoamento havia chegado com a construção da Via Anchieta, transformando-as em um dos principais corredores da importação e exportação do mundo. Pois, além de ligar a potencia da capital até o principal porto da América Latina, a via atravessa o complexo industrial cubatense e a fértil região do ABC.
A construção da rodovia foi autorizada em 1929 pelo então presidente Júlio Prestes, teve sua obra iniciada em 1939 e concluída em 1949. A rodovia foi considerada uma obra prima da engenharia brasileira da época, dada sua arrojada transposição da Serra do Mar. A Curva da Onça (ou Curva da Morte) no km 43 é trecho mais perigoso da rodovia, famoso por ser palco de inúmeros acidentes ocorridos na estrada.
Com a criação da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), a Anchieta passou a ser administrado pela nova companhia e em 1972, o primeiro pedágio passou a funcionar em São Bernardo do Campo, além da elaboração de alguns projetos para melhoria da rodovia, mais voltados para manutenção.
Do trecho urbano em São Paulo, mas precisamente a partir das Juntas Provisórias, até a rua Martins Fontes em Santos, a pista percorre setenta e dois quilômetros. Porém, obstáculos naturais não são evitáveis como a grande neblina que freqüentemente assola as condições de visibilidade da pista, necessitando assim, ativar a Operação Comboio, em que toda a frota é obrigada a seguir viaturas da Ecovias e Policia Rodoviária Federal.
A Rodovia atravessa os municípios de...
São Paulo
São Bernardo do Campo
Cubatão
Santos
Fonte: Ecovias
Parte importante do Sistema SAI, podemos dizer que a Rodovia Anchieta é a responsável por “carregar o peso nas costas”. Passados sessenta anos de sua inauguração, é através dela que passam todos os caminhões que trafegam pelo sistema, já que a circulação sentido Santos é proibida pela Rodovia dos Imigrantes.
Rodovia dos Imigrantes
Fonte: Ecovias
A saturação foi o motivo principal que levou a construção de uma nova via de acesso ligando o planalto à baixada santista. Após 20 anos de utilização, a Via Anchieta já demonstrava seus primeiros sinais de cansaço, já que em épocas de pico se tornavam intrafegável, impossibilitando o escoamento razoável das cargas, travando a economia do Estado.
Com a criação da Dersa em 1969, que teria uma das funções iniciais construir e administrar a nova rodovia, as obras foram iniciadas instantaneamente, tendo cinco anos depois, a entrega do primeiro setor em 23/01/74, nesse trecho haveria a junção com a Via Anchieta. A construção teve início em 1974 e inaugurada em 1976, sendo considerada um projeto revolucionário.
A rodovia dos Imigrantes tem pouco mais de 70 km de extensão, possui 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis. Possui um tráfego intenso de veículos, sobretudo no verão e nos feriados.
Em 2002 foi inaugurada a pista descendente da Imigrantes com a finalidade de reduzir o congestionamento em direção ao litoral sul de São Paulo.
Outra presença marcante é a existência de grandes pilares que servem como base de sustentação em algumas partes da pista, onde existem trechos que atingem até 100m de altura. Já no setor de dezesseis quilômetros que corta a serra, sua formação básica é de viadutos e túneis. A idéia que se tem é que a pista flutua na Serra do Mar.
Entretanto, tudo isso tem um preço: é o pedágio mais caro do Estado de São Paulo, pagando-se o valor de R$ 21,20 (desde 01/07/2012).
Arthur Naka, Felipe Dias, Gislaine Assunção, Márcio Pereira, Oswaldo Chaves e Sarah Borges
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ResponderExcluirTá meio deslocado em algumas linhas, mas acho que ficou bom...espero que apreciem ;)
ResponderExcluirmuito bem escrito e informativo
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