quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A bicicleta como meio de transporte – Vol. 3



A bicicleta como meio de transporte – Vol. 3


TCC Elaborado por: Adelso dos Prazeres Russi

Orientador: Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira

Ano: 2009

        Com o intuito de expor a bicicleta como um meio de transporte vantajoso dentro do contexto da mobilidade urbana, o estudante da FATEC Rubens Lara, Adelso dos Prazeres Russi, mostra, através de seu tcc, as características, recomendações de conforto, segurança e aspectos de infra-estrutura da bicicleta, bem como exemplos de cidades que são referências no transporte ciclístico urbano, além de realizar uma avaliação sobre as condições ciclísticas da Baixada Santista.



        Por ser um meio de transporte energeticamente eficiente, econômico e não-poluente, além de ser uma forma saudável e prazerosa de deslocamento, busca-se uma maior abrangência da mobilidade urbana sustentável, porém, durante o processo de urbanização das cidades, a falta de planejamento fez com que os meios de transporte não motorizados não tenham espaço para a livre circulação.

A Política de Mobilidade:
        Com a criação do Ministério das Cidades em 2003, houve o reconhecimento de que era necessário tratar e propiciar os deslocamentos urbanos de forma consensual e participativa. A política do Ministério é o reflexo de resoluções e de planos oriundos dos encontros internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, como as Conferências do Rio 92 e Johanesburgo. O Governo Federal começou a participar no planejamento da mobilidade urbana somente após a formulação da política para a construção de cidades sustentáveis, que abrange inclusão social, redução da poluição atmosférica e melhoria da saúde da população. O foco na democratização do espaço último inclui o acesso democrático à cidade e a valorização dos deslocamentos de ciclistas.

Mobilidade e Consumo de Energia:
        As questões relativas ao consumo de energia vêm sido debatidas continuamente, especificamente dentro da Agenda 21, onde foram definidos objetivos para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável através de utilização de energias alternativas e renováveis, redução dos níveis de emissão de poluição atmosférica e sonora. O setor de transportes é responsável por mais da metade do consumo mundial de petróleo e de, aproximadamente 1/3 do total da energia comercializada no mundo. Ao invés de proporcionar mais liberdade de movimento, o uso constante do automóvel nos centros metropolitanos está sendo responsável por grandes congestionamentos, o que causa custos enormes para muitos países, mostrando, mais uma vez, os benefícios do uso da bicicleta como ferramenta de locomoção.

A Região Metropolitana da Baixada Santista:
        Composta por nove municípios, sua economia está centrada nas atividades industriais, portuárias e turismo. Com isso, surgem os inevitáveis problemas de circulação e utilização do sistema viário e, assim os conflitos entre veículos motorizados e os pedestres ou ciclistas. A Região conta, atualmente, com uma malha cicloviária de lazer e serviços ligando parte das cidades e o uso da bicicleta como meio de transporte da população residente tem aumentado em função do custo de locomoção por ônibus e da abrangência limitada das linhas urbanas regulares. A extensão total de ciclo faixas e ciclovias existentes são de 143,11 km em toda a Baixada e considerando que Praia Grande concentra 52,50 km, os demais municípios têm em média pouco mais de 11 km.

        De acordo com Adelso, seu trabalho não pode ser considerado como um conjunto de soluções prontas, mas sim como sugestões e propostas de melhorias referentes ao transporte cicloviário urbano. Conclui-se através da leitura de seu TCC que o transporte cicloviário urbano pode realmente ocorrer de forma mais harmoniosa com os demais modos de transporte, e que não é incompatível com o transporte motorizado.



Grupo Cachorro

Integrantes:Lohrana, Yasmin, Eduardo Lucio, Juliana, Rayssa, Bruno

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