A Bicicleta Como Meio
de Transporte – Volume 2
TCC Elaborado Por: Fernando Ribeiro Pinto
Orientador: Professor Dr. Eric
Amaral Ferreira
Santos - SP
Santos - SP
2009
A organização do sistema viário brasileiro tem mostrado certa deficiência pois tem priorizado o transporte motorizado, e deixando um pouco de lado os não motorizados, que é o caso das bicicletas que atuam diretamente na questão do desenvolvimento sustentável.
A bicicleta é um veículo criado no final
do séc. XVIII, e teve grande importância no transporte das pessoas durante todo
o século seguinte.
Após a Revolução Industrial, as
bicicletas estavam sempre em evidência, no entanto isso mudou com a criação do automóvel
no final do séc. XIX, a evolução das linhas de montagem , e a popularização ao
final da Segunda Guerra Mundial, onde as bicicletas passaram a ser direcionadas
às classes mais pobres.
Com isso, toda a organização e
planejamento viário no Brasil passaram a ser direcionadas aos veículos
automotores, o que ocasionou engarrafamentos, poluição, acidentes, entre outros
problemas.
Ainda é pouco, mas já nota-se a
preocupação tanto do Governo quando da população em relação ao uso das
bicicletas, como meio de transporte sustentável.
Por ser um meio de transporte flexível e
econômico, a bicicleta consegue competir em relação ao tempo com os meios de
transportes motorizados atualmente, frente aos engarrafamentos.
Requer pouco espaço, e propicia
velocidade no transporte em situações de congestionamento, como estamos
vivenciando na Baixada.
Os benefícios do uso da bicicleta são
tanto para os ciclistas que a utilizam, quanto para a população como um todo,
pois não gera poluição nem gastos com combustíveis.
Deste modo, o incentivo à este meio de
transporte, e não aos motorizados, pode resultar numa melhoria significativa na
questão da qualidade de vida urbana.
Ciclovias: A ciclovia foi
criada no intuito de organizar o espaço de circulação da bicicleta, e também
preservar a segurança tanto do ciclista quando do usuário do veículo
motorizado.
• Ciclovias e ciclofaixas
- As ciclovias são espaços destinados
somente à circulação de bicicletas, havendo a necessidade de separação entre as
pistas de rolamento (ruas, avenidas), seja por nível ou blocos de concreto.
- As ciclofaixas são demarcações em uma
pista, delimitadas por pinturas e/ou sinalizadores. E são sempre em sentido
único, seguindo a direção da via.
Dois pontos abordados neste trabalho são
a parte da drenagem superficial (no caso de ciclovias com condução junto às
guias e sarjetas), e a iluminação, que tem papel importante na segurança do
ciclista, tanto para se tornar visível aos motoristas, quanto para haver
diminuição dos assaltos e latrocínios.
• Estacionamento
- Os paraciclos (estacionamento para
bicicletas aberto, geralmente de curto período) proporcionam segurança e acabam
incentivando ao uso da bicicleta, pois muitos usuários por não ter onde deixar
sua bicicleta em local seguro, acabam por utilizar de meios motorizados para
sua locomoção.
Um dos objetivos do plano cicloviário é
a integração das bicicletas aos outros modais de transporte, como trens, metrô,
ônibus. Isso facilitaria ao ciclista percorrer distâncias maiores e passar por
locais de difícil acesso às bicicletas.
O uso das bicicletas é uma forte
alternativa ao transporte, e de maneira sustentável. O que ainda falta é um
incentivo maior ao uso da mesma, como acontece em alguns países da Europa por
exemplo. Porém, nota-se que o uso da bicicleta tem crescido na Baixada
Santista, principalmente pelo trânsito gerado pela ainda grande quantidade de
transportes motores.
Grupo Albatroz
Anna, Christopher, Danilo, Diego,
Nyckolas e Paloma
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