Logística de Transporte de Carga Projeto:
Estudo Sobre Operações de Vagões de Trem no Porto de Santos
TCC elaborado por:
Madalena Eskelsen Manzanete
Madalena Eskelsen Manzanete
Orientador:
Santos - SP
2011
A área de logística e transporte vem crescendo de forma significativa desde a década de 1990, o que requer maior atenção, especialmente no tocante a gestão e competências nas atividades de logística e transportes.
Conceito de Logística
A logística de uma empresa é conceituada como todo o esforço integrado com o
intuito de criar valor a partir do menor custo total possível e existe para
satisfazer às necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de
produção e marketing. No âmbito estratégico, os profissionais de logística
procuram alcançar qualidade pré-definida de serviço ao cliente por meio de um
esforço operacional que agreguem valor à empresa, por meio de diferenciais
competitivos na prestação de serviços de logística.
- Logística de Transportes
A logística de transportes possui seu conceito atrelado ao
transporte e entrega de produtos no prazo estabelecido entre empresa/cliente,
mantendo a integridade e qualidade do produto. Sendo o transporte
uma das principais funções logísticas, em parte por representar a maior porcentagem dos custos
logísticos para as empresas e de outro lado de garantir a distribuição do
produto na cadeia de suprimento, a escolha do modal influencia neste aspecto.
- Sustentabilidade
A expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada no Relatório
Brundtland, também denominado “Nosso Futuro Comum”. Tal definição deve-se a
Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a finalidade de
criar harmonia entre o desenvolvimento social e econômico e a preservação do
meio ambiente.
O conceito de desenvolvimento sustentável é satisfazer as
necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações
futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
- Transporte de Cargas
O transporte de cargas desempenha um papel fundamental em qualquer
economia organizada e, como não poderia deixar de ser, também no Brasil. O
transporte viabiliza a movimentação de materiais para as plantas industriais e
de produtos acabados para os consumidores. Estima-se que no ano de 2000 os
gastos com transporte de cargas no Brasil tenham atingido a cifra de R$90
bilhões, correspondente a 10% do PIB nacional. Estes são números relativamente
elevados, principalmente se comparados com os Estados Unidos, onde as despesas
com transporte de cargas correspondem a 6% do PIB.
Como consequência do processo de privatização, iniciado em 1995,
grande parte do sistema brasileiro de transportes encontra-se hoje nas mãos da
iniciativa privada.
- Transporte Ferroviário
Desde tempos remotos, no fim do século
XIX, as ferrovias eram utilizadas como alternativa ao transporte hidroviários,
sendo que contribuíram para o desenvolvimento econômico de diversas regiões,
como modo de transporte único para alcançar locais que o transporte hidroviário
não tinha possibilidade, devido a barreiras de montanhas, além de oferecer
velocidade e segurança maiores, influenciando assim em expansão regional e
crescimento para os países.
Embora sua evolução tenha sido
ultrapassada pelo modal rodoviário, entende-se que o setor ferroviário tem sido
uma forma ainda promissora de transporte em relação à ecoeficiência, por ser o
menos poluente e, portanto, influenciar em menor proporção para as alterações
climáticas.
É também uma consequência da crescente
internacionalização dos caminhos de ferro, que melhor respondem às exigências
dos fluxos de tráfego.
As operações de transporte tornam-se integradas
a logística para serem mais competitivas perante da internacionalização da
produção e do consumo ditados pela globalização da economia. Para isto,
formou-se uma rede integrada de fornecedores, indústrias, distribuidores e
empresas de transporte, a fim de melhorar a qualidade dos serviços, na
tentativa de manter o fluxo global de mercadorias.
Considera-se que o
transporte é uma das atividades chave da logística para o aumento de
competitividade, uma vez que este realiza a distribuição do produto e,
portanto, apresentam os diversos tipos de modais: rodoviário, ferroviário,
marítimo, aéreo e dutoviário.
- Carga Indivisível
De acordo com a Secretaria de Transportes (2011): “Carga Indivisível é a carga constituída por uma única peça, máquina, equipamento ou conjunto estrutural, ou ainda parte pré-montada destes elementos”.
A carga indivisível é representada por uma única peça estrutural ou conjunto de peças fixadas por rebitagem, solda ou qualquer outro processo, com a finalidade de ser utilizada como peça acabada ou parte integrante de um conjunto de montagem, máquinas ou equipamentos, que pela sua complexidade possa somente ser montada em instalações apropriadas.
Os
transportes de cargas indivisíveis precisam de regras especiais, pois podem
causar problemas de segurança e fluidez ao sistema viário quando da sua
circulação em horário e local impróprios. Um planejamento específico deste tipo de carga contemplando os
principais problemas que podem ocorrer. Por este motivo, a legislação foi
analisada nos âmbitos federal, estadual e municipal, após o que foi
estabelecida uma portaria no município de São Paulo, pelo DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), abrangendo todo
o sistema operacional.
Grupo Albatroz
Anna, Christopher, Danilo, Diego, Nyckolas e Paloma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já comentou?