Logística de Transporte de Carga
Projeto: Estudo Sobre Operações de Pás Eólicas no Porto de Santos
Tatiana Ferreira dos Santos
Orientador: Prof. MSc Thames Richard da Silva
2011
Fontes de energia
alternativas estão em alta, seus benefícios são inúmeros, mas em especial o
desenvolvimento sustentável. Veremos a energia eólica, que vem crescendo no
Brasil, mais precisamente sendo implantada no nordeste brasileiro.
São fabricadas no Brasil,
na cidade de Sorocaba e exportadas principalmente para Houston (EUA), Costa
Rica e índia. Como Sorocaba se encontra mais próximo a Santos, seu transporte é
feito pela estrada e quando chega na descida para Santos deve ser agendada,
pois existe a limitação de apenas 12 carretas, cada uma contento uma pá eólica.
A estrada é fechada, o
trânsito interrompido e o transporte deverá ser efetuado entre às 00:00 e 5:00
horas. Ao chegar a Santos as pás seguem para o porto onde são embarcadas no
navio para o transporte.
A logística do transporte
das pás eólicas é predominantemente rodoviário e marítimo, sendo que requer
muito cuidado para que não haja danos a carga. As pás são consideradas cargas
especiais e indivisíveis, sua locomoção depende de caminhões especiais. Devem
ser transportadas mediante a AET, pois podem atravancar o trânsito,
interferindo no trânsito das cidades. Por isso o transporte das mesmas deve ser
sempre efetuado em horários alternativos.
A operação do transporte
dessas pás é registrada pelo documento denominado “Discharge Notes”, que constitui o documento do navio no ato do
embarque da carga e para a descarga, assim deverão seguir instruções
específicas, considerando as condições locais e portuárias.
A logística para o
transporte de cargas indivisíveis precisa integrar todos os elementos que
envolvem o transporte de uma carga específica controlar o tempo e o custo, e a
preocupação maior com segurança e qualidade da carga a ser entregue.
O transporte para a
adoção de fontes renováveis ficou muito limitado ao rodoviário, sendo que não é
considerado o modal mais eficaz nem tanto o mais ecoeficiente. De outro lado, o
estudo de vagões mostra que uma operação pode viabilizar ou limitar a
capacidade de evolução do país a partir de suas operações logísticas.
Assim, pode se repensar o
transporte deste tipo de carga sendo adotada uma operação multimodal,
viabilizando o equipamento adequado conforme as exigências locais e seu
planejamento.
O trabalho apresentado elenca
algumas informações importantes para àqueles que pretendem entender mais sobre
a logística do transporte destes materiais, ou mesmo somente para conhecimento
por curiosidade. As pás realmente
intrigam pelo seu tamanho, e pelo trabalho realizado até que cheguem ao porto
de Santos. Recomendamos sua leitura, o trabalho pode ser encontrado na
biblioteca da FATEC Rubens Lara – Baixada Santista.
Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinicius Costa, Vinicius Dalcheco
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