A Bicicleta
como Meio de Transporte
André Assis
da Silva
Orientador:
Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira
2010
2010
Não se sabe ao certo o ano de
sua criação, nem mesmo ao certo quem foi o inventor, o que temos de concreto é
que desde sua idealização a bicicleta possuía a intenção de facilitar a
locomoção em vias terrestres. Foram diversas modificações até chegar ao modelo
que temos hoje. Alguns estudiosos no assunto dividem-se entre Leonardo da Vinci
e o Conde Sirvac como sendo o pai da criação, mas já havia registros mais
antigos que poderiam nos remeter a idealização.
A história se inicia através da
criação de Sirvac, o celerífero, que significa velocidade, marcha ou cavalo de
duas rodas.
Celerífero do Conde Sirvac de 1790
Já
o desenho de autoria de Leonardo da Vinci apresentava pedais e corrente de
propulsão, tal como se pode ver nos dias de hoje, mas acredita-se que pela
posição do eixo de direção se uma pessoa tentasse se equilibrar o equipamento
dobraria ao meio.
Ambos
trabalhos foram de grande importância para o desenvolvimento deste meio de
transporte, mas foi a Draisiana de Karl Von Drais que saiu do papel e se tornou
possível de utilização. Poder controlar a direção, sentado em um selim,
apoiando seus pés no chão causava sensação de conforto e segurança, o que
conferia a este equipamento notório destaque. Após muitas batalhas Drais
conseguiu patentear sua criação, que marca o ponto decisivo para se desenvolver
o equipamento como meio de transporte.
Outros
modelos foram surgindo ao longo dos anos, com partes de ferro, sendo utilizadas
como fonte de lazer, mas muito se pensava em como inserir um mecanismo de
propulsão, que na época já se achava em diversos meios de transporte. Em 1838 Kirkpark
McMillan acoplou um mecanismo a roda traseira, acionado por manivelas na parte
dianteira do quadro, desta forma, foi criada a tração traseira, assim como
utilizamos atualmente.
A
chegada do velocípede é considerada o grande marco na história da bicicleta,
pois ele atendia as necessidades de propulsão de forma menos exaustiva
fisicamente, e marcavam de forma definitiva a inserção dos pedais àquela que
viria se tornar a nossa bicicleta como conhecemos.
Velocípede de Pierre Michaux
Após algumas adaptações,
passando pelas clássicas bicicletas com rodas dianteiras maiores, entre outras
adaptações, chegamos ao modelo apresentado por Guilmet-Meyer, que mesmo
diferente do atual, é o que mais se assemelha, por possuir todos os elementos
encontrados nas atuais.
O trabalho apresentado mostra
fatos históricos, passando por diversos modelos desenvolvidos ao longo do tempo
até se chegar à bicicleta atual, esclarecendo a importância da forma geométrica
utilizada hoje, não só com relação ao transporte seguro e confortável, mas
também como uma forma saudável de utilização do equipamento, causando
benefícios ao corpo de seu utilizador.
Aos interessados em compreender
melhor o desenvolvimento deste equipamento recomenda-se a leitura deste TCC,
que pode ser encontrado na biblioteca da Fatec Rubens Lara, em três
volumes, com um completo estudo sobre o assunto, desde a criação, até os
benefícios trazidos pelo mesmo.
Grupo Águia
Ariane, Felipe Lopes, Lucas, Pricila, Vinícius Costa e Vinícius Dalcheco.
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