Volume 1
Autora: LETÍCIA TOURINHO VENTURA
Orientador:Professor MSc. Ruy Cordeiro Accioly
No conteúdo apresentado foi desenvolvido um modelo computacional envolvendo técnicas de previsão de demanda para a previsão de estoques, de paletização de embalagens e cálculo de estruturas de armazenagem, incluindo a escolha dos equipamentos de movimentação e restrições de espaço, para o planejamento do espaço de armazenamento de um determinado produto.
Pode-se afirmar que o desempenho logístico apropriado é determinado pela atividade de marketing, que vai analisar a combinação dos serviços e apoiar ou estimular as atividades que sejam rentáveis a uma organização. Mas antes de se definir uma estratégia para o serviço ao cliente é preciso que se desenvolva uma definição operacional deste serviço.
O objetivo do serviço ao cliente é proporcionar à cadeia de suprimentos benefícios de valor agregado para que se torne eficiente em termos de custo, sendo esta uma atividade proveniente dos conceitos de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Para obter-se um planejamento estratégico de serviço ao cliente deve-se verificar se o custo despendido para atingir o objetivo desejado será realmente um investimento ou apenas mais um custo, ou se é possível oferecer ao cliente mais do que um serviço básico que apresente algum diferencial dos demais concorrentes.
Para que o serviço tenha qualidade e um desempenho de alto nível, deve-se sempre fazer uma avaliação constante para apurar precisamente quais foram os erros e acertos cometidos. Os fatores de avaliação são três tipos: as variáveis de mensuração, unidades de mensuração e base de mensuração.
As variáveis de mensuração do serviço são aquelas atividades que são medidas para a avaliação de confiabilidade e monitoradas de maneira apropriada. Essas variáveis podem ser medidas em um tempo específico ou no decorrer do tempo.
Deve-se também ser analisado a disponibilidade, ato esse que está relacionada à capacidade de obtenção de um produto em estoque no momento em que o cliente necessita e deseja. O que toda empresa busca para seus clientes é ter um alto nível de disponibilidade de produtos em estoque e manter um nível baixo no investimento de instalações e estoques.
O objetivo é não deixar que faltem produtos aos clientes proporcionando insatisfação total pelo serviço oferecido e o insucesso estarão no fato da grande frequência da falta de estoques disponíveis para atender os clientes.
O estoque pode ser dividido em estoque básico e estoque de segurança. O estoque básico é aquele que é baseado nas previsões das necessidades futuras com objetivo de atender a demanda de forma geral dando suporte para que não faltem produtos em estoque, já o estoque de segurança é aquele que vai servir como um suporte amenizando os atrasos nas entregas dos produtos e compensando os erros de previsões enquanto o estoque básico é reabastecido.
Grupo Dragão
Adolpho
Moreira
Adriana
Pereira
Alan
Gatti
Anderson
Floriano
Bruna
Freire
Fotis
Dionysios
Marisol
de Andrade
Vinícius
Dias da Cunha
A avaliação constante para apurar precisamente quais foram os erros e acertos cometidos deve ser feita em todas as empresas para que se obtenha sucesso. Ótimo tema!
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