sábado, 15 de setembro de 2012

INFRAESTRUTURA PARA OS CRUZEIROS MARÍTIMOS Revitalização das Áreas Portuárias Vol. 03

 Infraestrutura para os Cruzeiros Marítimos 
Revitalização das Áreas Portuárias Vol. 03

Karla Krysthyne Nachtajler Amado
Orientador: Prof. MSc. Álvaro Camargo Prado
2009

     O segmento de cruzeiros marítimos no Brasil cresceu e cresce a cada temporada e apesar da participação América do Sul no cenário mundial ainda ser bastante pequena, o Brasil possui um grande potencial para se tornar um dos maiores mercados neste segmento, nosso país possui um litoral com mais de 7 mil quilômetros e um clima muito favorável ao turismo marítimo.
                          Cruzeiro Turístico na costa brasileira
     
     No ano de 2007, o turismo brasileiro teve um peso de 2,2% no Produto Interno Bruto (PIB) (ABREMAR, 2009). Contudo, estes números poderiam ser maiores.

     Segundo a ABREMAR, o Brasil usa apenas 2% de sua força de trabalho na atividade turística, enquanto a França, por exemplo, emprega 25%. Em outras palavras, quando chegarmos próximos a essa meta, o setor será o maior empregador nacional.

                                                       Tabela 1 – Resumo dos impactos econômicos da


                                               Atividade dos cruzeiros marítimos no Brasil 2005/2006  

Fonte: Revista Turismo em Números

     Como podemos observar na tabela acima, na temporada 2005/2006 os cruzeiros marítimos geraram, direta e indiretamente R$ 245,6 milhões de renda e mais de 14 mil empregos.

     Entretanto, ainda existem muitos problemas a serem sanados quando falamos de infraestrutura portuária e receptiva. Alguns portos não oferecem berços de atracação suficientes e viáveis, e as instalações para turistas são precárias causando possíveis transtornos aos passageiros e inviabilizando as escalas nestas cidades. Consequentemente, estes fatores acabam impedindo o enriquecimento da região como destino turístico. Como proposta para solucionar os problemas existentes nas precárias estruturas dos terminais para passageiros são necessários projetos de revitalização portuária.

     A revitalização consiste em ligar os aspectos históricos e culturais às novas atividades, utilizando práticas que desenvolvam áreas sem ocupação ou menos utilizadas.  
     Nos sistemas de relacionamento porto-cidade, os portos ganham novo papel na logística dos transportes, levando a uma crescente interdependência: o porto torna-se parte do sistema de conexões e fluxos interdependentes com o espaço urbano da região, deixando de ser uma unidade autônoma. (SANTANA, 2003).

     Os espaços entre zonas portuárias e zonas urbanas deixaram de ser conflitantes, passando a serem partes integrantes de uma cadeia logística. Um bom funcionamento portuário é diretamente proporcionado a bons aspectos econômicos e sociais para a população, assim como uma boa infraestrutura urbanística influencia diretamente em um bom desenvolvimento portuário.

    Segundo Santana (2003, pág. 225) “As experiências internacionais e seus processos subjacentes tornaram-se referências fundamentais dos novos projetos em desenvolvimento em todos os continentes”. Modelos de revitalização portuária em portos europeus e norte-americanos são usados como paradigmas de gestão em outros cenários portuários, como no Brasil.
                                                                            Porto De Baltmore(EUA).

     O Inner Harbor, em Baltimore (EUA), foi reformado há mais de 50 anos. A partir dele, outros países seguiram o projeto de aproveitar o espaço da área portuária.
     
     Podemos ver então que por meio de uma gestão portuária regulamentada, com infraestrutura logística e de transportes integrados, unidos por projetos e empreendimentos planejados e viabilizados socioeconomicamente, torna-se solucionada a problemática da barreira de crescimento dos navios de cruzeiros.

Este conteúdo também nos permite concluir que a relação porto e cidade deve ser interligada pelos fatores logísticos externos aos terminais de passageiros.



Grupo Jaguar

Integrantes:
Felipe Barbosa, Felippe Leoni, Georgiane, Guilherme Mendes, Guilherme Pelegrino, Ivens.

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