terça-feira, 24 de abril de 2012



E-COMMERCE PARA CONSUMIDORES E FORNECEDORES


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ELABORADO PELAS ALUNAS FERNANDA BORGES DE CARVALHO SANTOS E BRISA MARINA RODRIGUES GIMENES ORIENTADO PELO PROF.MSC. JULIO CESAR M. MARTINS DE ALMEIDA EM DEZEMBRO DE 2011 COM O TITULO- E-COMMERCE: PROBLEMA OU SOLUÇÃO PARA EMPRESA E CONSUMIDORES?


A monografia tem como objetivo apresentar os prós e contras sobre o uso da internet e todas as ferramentas que atualmente vem dominando o cotidiano das pessoas. O uso da internet com fins comerciais vem expandindo há alguns anos, graficamente falando em uma curva ascendente crescente a cada ano. A internet representa hoje o meio de comunicação mais utilizado, e para diversos fins (compra, venda, envio de currículos, obtenção de informações, etc)
Em um primeiro plano a monografia apresenta todas as ferramentas modernas da internet, como e-mails, redes sociais, videoconferências, processos seletivos, entretenimento, entre muitos outros. Mesmo com o sucesso de todas essas ferramentas, aproveitando esta onda, veio o e-commerce (comércio eletrônico) e seus diversos sites acessórios, sejam eles meios de pagamento das compras efetuadas on-line, ou também meios logísticos (formas de envio e distribuição dos produtos).
O aumento no volume de transações on-line reflete a confiabilidade dos clientes em seus fornecedores e ao sucesso obtido na satisfação dos mesmos. Essa satisfação só faz aumentar o número de pedidos on-line, criando assim um ciclo crescente. O tipo mais comum encontrado no e-commerce é o chamado B2C ( business-to-consumer), ou seja, a comunicação direta entre o fornecedor e o consumidor. Este tipo de transação permite maior personalização dos produtos aos clientes, gerando um aumento na satisfação dos clientes e consequente fidelização.
As regras do e-commerce no Brasil quanto à satisfação do cliente e eficiência do serviço são relativamente novas, quando comparadas com outros países, como os Estados Unidos. A propaganda tipo boca-a-boca neste tipo de negócio é muito importante para a empresa, pois um cliente satisfeito divulga em redes sociais sua satisfação ou insatisfação, e esse tipo de propaganda positiva ou negativa se alastra fácil e rapidamente, podendo comprometer ou melhorar os negócios da empresa.
As empresas devem estar preparadas para o aumento progressivo da demanda eletrônica, e o setor de logística, aliado ao setor de tecnologia de informação deverão ser os grandes responsáveis pelo sucesso da companhia e aumento do seu faturamento. Os consumidores que fazem suas compras on-line são exigentes e um trabalho de pós-venda também se mostra como uma ferramenta muito eficiente na melhoria dos processos internos das empresas, Esse trabalho de pós-venda ainda é muito pouco explorado no Brasil, mas já aponta como sendo muito relevante e demasiado importante.
Com todo esse estudo é possível conhecer um pouco mais o mercado que cresce todos os dias no nosso país, para aprimorarmos ainda mais o nosso conhecimento sobre E-Commerce e todas as tendências citadas acima. A monografia completa está a disposição de todos na Biblioteca da Fatec Rubens Lara.





GRUPO COELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?