sábado, 7 de abril de 2012

Embalagens e Sustentabilidade

Trabalho de Conclusão de Curso elaborado em dezembro de 2011, na Fatec Rubens Lara por Danilo Oliveira da Costa, com Orientação da Professora Doutora Fernanda Maria Pinto Freitas Ramos Ferreira.
ECOBRAS™: O Plástico Inovador e Sustentável




O Planeta está pedindo SOCORRO, e nada mais justo do que empresas de grande porte e a própria sociedade contribuírem nesse resgate. De tempos em tempos a humanidade poluiu o que de mais precioso há no planeta Terra, sua biosfera. Agora, alguns setores da indústria química e agrícola se empenham para recuperar parte do estrago causado ao planeta. Isso é o que mostra o trabalho de conclusão de curso do aluno da FATEC Baixada Santista, Danilo Oliveira da Costa, cujo tema é ECOBRAS™ - O Plástico Inovador e Sustentável. Segundo o TCC de Danilo, O ECOBRAS ™ é um produto puramente brasileiro, um plástico biodegradável e compostável desenvolvido pela empresas BASF, líder mundial na produção de produtos químicos, e pela Corn Products Brasil, empresa experiente na produção de insumos agrícolas. O produto é o primeiro plástico da América do Sul com tais características e, além disso, tem em seus compostos, mais da metade de matérias-primas originárias de fontes renováveis.

O trabalho aborda questões de sustentabilidade, produção e reciclagem dos plásticos, assim como sua integração com o meio ambiente, conceitos e importância de embalagens adequadas para transporte e armazenagem de produtos, informando as vantagens do produto ECOBRAS™. O autor do trabalho ressalta, através de citações e conclusões próprias, que a sustentabilidade é um tema a ser debatido com mais freqüência mundialmente, devendo também ser mais bem desenvolvido no Brasil, partindo de investimento empresarial, político e principalmente, da mudança na cultura e nos hábitos da própria sociedade. Com uma atenção especial ao chamado Econegócio (atividade empresarial que se baseia no meio ambiente para vender produtos) e ao Marketing Verde (atividade voltada a consumidores adeptos de produtos ecologicamente corretos), a monografia mostra, citando profundos conhecedores das duas áreas o provável sucesso de se investir nessas atividades no futuro. 
         
A monografia destaca também uso dos plásticos como embalagens e seus benefícios, sendo com finalidade logística ou de marketing, e como a embalagem plástica associa-se à qualidade do produto, por exemplo, no caso das embalagens transparentes, onde podemos verificar o estado de conservação do produto. O autor mostra todos os pontos em que esse tipo de embalagem leva vantagem, desde a produção até o desembalo pelo consumidor. O problema é que o plástico comum tem uma decomposição lenta e prejudica o meio ambiente se descartado de forma errada. Nesse ponto entra o assunto-chave do trabalho: as vantagens do Ecobras™. Conforme explicado na monografia, o objetivo da BASF é atuar em nichos de mercado associados à biodegradabilidade, onde há um grande consumo de plástico, como na agricultura e na embalagem de produtos para exportação, onde não serão necessários custos adicionais de tratamento da embalagem descartada.
O Ecobras™ tem as vantagens da biodegradabilidade, sem perder os benefícios dos outros tipos de plásticos, mas ele ainda não é utilizado em grande escala por pesar no bolso do consumidor, já que eles são produzidos em pequenas fábricas e, portanto seus custos de desenvolvimento ainda são altos. Isso, combinado com a grande inserção do plástico no contexto doméstico e empresarial, torna praticamente impossível mudar a cultura consumista. Mas, como os recursos deste planeta são finitos, um dia será necessário o investimento em tecnologias que não sejam agressivas ao planeta.

Fonte: ECOBRAS™: O Plástico Inovador e Sustentável
Danilo Oliveira da Costa
TCC apresentado à Fatec Rubens Lara em dezembro/2011. 
Disponível na Biblioteca da Instituição.

GRUPO PUMA

3 comentários:

  1. É impressão minha ou todas as postagens até então citam questões ambientais? O.o Boas dicas para um TCC =D. Forte abç a todos e ótimo feriadão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora foi assim, vamos ver se os próximos vão ser diferentes...

      Excluir
  2. Ta ai meu TCC! Meu orgulho!
    Recomendo a todos que assim como eu se interessam pelo tema atual e emergente que é a Sustentabilidade. Esse trabalho fala de um produto brasileiro, resultado de uma parceria bem-sucedida entre a BASF e a Corn Products, duas grandes empresas em seus ramos de negócio.

    Convido todos a lerem esse trabalho.
    Não posso deixar de agradecer novamente a minha orientadora, Fernanda M. P. F. Ramos Ferreira e a Gisele Esteves Prado, por sua dedicação a todos fatecanos.
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir

Já comentou?