quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Importância da Embalagem do Leite UHT - A Integração da Logística e do Marketing

TCC Elaborado por 
BÁRBARA MORGON SICHIERI E 
ISABELA RIBEIRO CANARO
Orientador Professor Msc Álvaro Camargo Prado
Dezembro/2011


EMBALANDO O FUTURO


A globalização, a modernização e a rápida evolução tecnológica, força a necessidade da utilização de embalagens sempre eficazes tanto no que diz respeito à proteção do que se embala, quanto na preocupação do visual para a venda desse produto no mercado, com cores, formatos e materiais diferenciados.
A Logística com a grande demanda de venda dos produtos necessita de embalagens para melhor acondicionamento de suas cargas, já o Marketing, com a preocupação do visual atrativo para venda, claro que cada vez mais com a preocupação com a sustentabilidade, mas voltado à diversidade agregando assim valor aos produtos.
No decorrer do trabalho o autor nos leva aos primórdios das embalagens, com a utilização do vidro por volta de 300 a.C., pelos Sírios.
No Brasil, a fabricação e utilização de embalagens, foram aumentadas com a vinda da Família Real e sua corte em 1808. A partir desta data, com a abertura econômica do País, sua utilização nas fábricas e manufaturas era de uma embalagem simplória, como os sacos de estopa para café, açúcar e algodão; potes e garrafas de vidros para molhos e sucos; latas para grãos e barris de madeira.
Somente após a Revolução Industrial, é que o uso das embalagens, com a utilização de máquinas a vapor, começa a se modernizar e conseguir atender a demanda.
Assim, a revolução dos supermercados, impulsionada a partir dos anos 60, junto com a tecnologia de materiais, produção e inovações nas técnicas de rotulagem de produtos, geram um novo conceito de embalagem, sendo o utilizado nos dias de hoje.
Com o aumento do poder aquisitivo da sociedade e preços mais acessíveis, os produtos e suas embalagens tornam-se um só, não podendo ser lançado um produto sem a preocupação do design de sua embalagem. A embalagem passa então a junto com o produto satisfazer seus consumidores, agregando valor a estes, deixando de ter somente a função de acondicionamento, mas também de proteção do meio externo e de transporte.
Vemos este exemplo nas embalagens de leite UHT. Sua embalagem, especial para acondicionar este tipo de produto, com revestimento interno em alumínio, em seu exterior tem todas as informações relativas à produção, envase e validade do mesmo.
O leite, assim como o compramos hoje, em embalagem TETRAPACK® passou por várias modificações e melhorias até chegar aos dias de hoje.
Este tipo de embalagem pode ser unitizado em grandes cargas, facilitando a Logística de distribuição e gerando economia aos distribuidores, pois não necessita de refrigeração para seu armazenamento.
No que diz respeito à sustentabilidade, o Brasil ainda está longe de ser um exemplo. No que se refere a descarte de embalagens, 1/5 do nosso lixo é composto por elas. À proporção que aumenta o consumo crescem seus resíduos.
Mas em contrapartida, vem às empresas que cada vez mais se preocupam com a sustentabilidade, a logística reversa e o meio ambiente em que vivemos.
Portanto, vemos que a embalagem de consumo é essencial para a vida moderna. Seria possível viver sem a presença delas? Eis a questão.

Grupo Tigre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?