sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Logística Enxuta

TCC Elaborado por 
Reinan Carlos Villamarin e Barbosa
Orientadora: Professora Gisele Esteves Prado
Dezembro/2011

O trabalho de conclusão de curso apresentado trata a respeito da Logística que apresenta como prioridade maior a redução de custos e o seu contexto histórico dentro da área da Logística. Também é discutida a sua importância dentro da cadeia e rede de suprimentos, visando à obtenção da satisfação total do cliente em qualquer sistema competitivo.

A Logística, presente em diversos aspectos da vida cotidiana (como acordar e tomar um ônibus para o trabalho, por exemplo.) hoje é a base fundamental para a garantia de vantagem competitiva de qualquer empresa, visto que se desenvolvida com eficiência elimina custos e desperdícios e se adapta facilmente as exigências do mercado. A Logística realizada de modo eficiente depende da harmonia entre o fluxo de materiais, ou seja, as atividades que envolvem gestão de estoque e transporte e o fluxo de informações que nada mais é que o correto processamento de pedidos eficientes dos clientes.

Neste trabalho, é apresentado o papel da Logística Enxuta, a Logística que evita qualquer desperdício relacionado a esforços humanos para a produção, número de acidentes de trabalho, defeitos do maquinário, redução de inventários, e, principalmente, a redução de tempo entre pedido efetuado pelo cliente e entrega do produto. Apresenta o contexto originário de tal espécie de Logística, derivada do formato de manufatura desenvolvido pela “Toyota” e concretizado por Taiichi Ohno, engenheiro chefe da compania japonesa na época. Ohno aprimorou o modelo de produção em massa desenvolvido por Henry Ford (produtos padronizados produzidos em larga escala e sem a preocupação com a qualidade) e com isso desenvolveu um sistema de produção capaz de aumentar a produtividade, reduzir custos, satisfazer os clientes e priorizar a qualidade, tendo em vista sempre a demanda do mercado existente no Japão na época (mercado pequeno e que exigia variedade de produtos).


O pensamento Enxuto que define o modo de ação da Logística de mesmo nome é baseado em cinco grandes princípios, sendo eles: especificar o valor do produto procurado pelo cliente; identificar a cadeia de valor; criar um fluxo contínuo (diminuição de tempo inativo); programação puxada (produzir apenas em resposta a um sinal do cliente) e a perfeição (melhoria contínua de cada processo).


Com o aparecimento de tal modelo de Logística, as empresas passaram a adotar os seus princípios com o objetivo de obter maior grau de qualidade de produção com a maior integração entre trabalhador, o operário, com todas as outras atividades do seu local de trabalho, tornando-se assim menos especializado e participando mais ativamente das decisões que harmonizem a sua relação com o patrão e, conseqüentemente, a melhoria da produção de determinado produto. Com a capacidade de produzir lotes iguais a um por vez, o produto recebe uma atenção maior em relação a sua eficiência e a produção atende apenas a demanda necessária seguindo o conceito do “Just in Time” (eficiência na eliminação de perdas ao longo de toda a cadeia de suprimentos).

O autor também ressalta a importância e configuração da cadeia de suprimentos que nada mais é que um conjunto de processos em sequência, onde insumos são transformados em bens de consumo e da gestão da sua rede (conjunto de cadeias), formada pelo processo de manufatura e prestação de serviços ao cliente. A cadeia é vista como o próprio produto e pode apresentar modo de ação baseado na estratégia ágil (pautado na velocidade do processo) e enxuta (eliminação de desperdícios), visando sempre à plena satisfação do cliente com o produto oferecido.

                                                                    Fonte: A Logística Enxuta

                                                                                                                                                                 Reinan Carlos Villamarin e Barbosa

                                                                                            TCC apresentado a Fatec Rubens Lara em 2011.
                                                                                                                                                      Disponível na Biblioteca da Instituição.


GRUPO TUBARÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?