terça-feira, 3 de abril de 2012

Miniusina Biodiesel

Trabalho de Conclusão de curso elaborado pelo aluno Hélio Esmi Júnior e orientado pela professora Gisele Esteves Prado em Dezembro de 2011 na Fatec Rubens Lara com o título MINIUSINA BIODIESEL - VIABILIDADE ECONÔMICA E DE IMPLANTAÇÃO LOGÍSTICA. 


A monografia tem como objetivo apresentar as viabilidades econômicas, sociais, ambientais e logísticas de implantação de uma miniusina de biodiesel na cidade de Guarulhos em São Paulo, a fim de transformar resíduos em energia por meio da logística reversa produzindo biodiesel através de óleos de cozinha. Com isso, visa diminuir o impacto ambiental e a emissão de gases poluentes com a queima de combustíveis. 


No começo é dada uma visão geral sobre a energia e sua história, relatando o surgimento de fontes energéticas assim como sua transformação e utilização. Destacam-se os tipos de energias, tecnologias e aplicações. Em conjunto, é explorado o mercado energético, avaliando os agentes poluidores (veículos, GLP, gás natural, óleo combustível e óleo diesel), os gases por eles emitidos e os danos causados ao meio.

Em seguida é abordado um estudo sobre o óleo diesel e o biodiesel, ressaltando a origem, produção, classificação, vantagens e desvantagens, consumo e demanda desses combustíveis. No Brasil, foi publicada uma lei (que se encontra no anexo do trabalho), visando à obrigatoriedade de se adicionar uma porcentagem mínima de biodiesel ao óleo diesel comercializado.

Posteriormente é feito uma análise da matéria- prima utilizada para fabricação de biodiesel e a fonte de extração de cada produto, avaliando características como teor de óleo e rendimento. É estudada também, a localidade a nível nacional de cada uma dessas matérias bem como o potencial de extração e qualidade do solo. 

A partir da análise geral de matérias primas, segue-se um estudo sobre o foco do trabalho- óleos residual de fritura- abordando sua composição orgânica, principais óleos comercializados, utilização, quantidade ofertada no país e consequências do descarte errôneo. Para finalizar os estudos sobre o óleo de fritura, e feito uma abordagem do processo químico de produção do biodiesel, denominado transesterificação ( separação da glicerina e do óleo vegetal), especificando cada etapa do processo, matérias e produtos utilizados e resultados encontrados.

Após feita a análise teórica e exploratória de conceitos, matéria prima, processos e produção é feita a análise econômica legal, avaliando a viabilidade da implantação da miniusina.São apresentados os agentes envolvidos no processo, como o poder publico, empresa privada produtora de biodiesel, autarquias, comércios, industrias e residências e o próprio biodiesel. No estudo é avaliada a participação de cada órgão com suas características e responsabilidades.

Conhecendo esses agentes, é feito uma estimativa do potencial de rejeitos destacando o consumo médio por população em litros mensalmente, capacidade horaria e mensal de cada modelo da usina e o custo mensal. Então é avaliado todo o processo logístico, abordando características da carga,: medida da garrafa, da caixa, numero de garrafa por caixa, capacidade de armazenagem, e alocação das caixas nos caminhões. É feito também um estudo humano verificando capacidade de pessoal, quantidade, carga mínima por pessoa, e um estudo material avaliando as opções de transporte: tamanho, modelo, medida, modal especifico, quantidade de frota.

A partir dessas avaliações são criadas duas hipóteses, uma onde os pontos de coletas são visitados quinzenalmente e outras mensalmente, determinando data, horário, pessoal, postos. Por fim, é feito a análise econômica, caracterizando os órgãos responsáveis, leis, e atribuições de cada um.

Com todos esses estudos, foi possível fazer um planejamento, econômico, pessoal, material e logístico da implantação da usina construindo uma planilha de valores mensais. Nos anexos do trabalho são encontradas leis citadas ao longo do trabalho, manual de ergonomia numero 17 e a descrição do 23.o leilão de biodiesel.

FonteMiniusina Biodiesel –Viabilidade Econômica e de Implantação Logística

Hélio Esmi Júnior 
TCC apresentado à Fatec Rubens Lara em dezembro/2011. 
Disponível na Biblioteca da Instituição.



GRUPO COELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?