quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comércio



VAREJO FISICO E VAREJO VIRTUAL /VOLUME 2.
AUTOR: PAULO ROBERTO PIMENTA
ORIENTADOR: PROFESSOR THAMES RICHARD DA SILVA.
2011

Desde o início da década de 90, com a expansão da integração mundial à World Wide Web, diversas formas de comércio via Web foram criadas, processos para o também chamado e-commerce que não param de crescer e se renovar e que hoje nos dão uma amplitude de opções e recursos que não encontrávamos no passado. Nesse contexto, o trabalho apresentado em 2011 por Paulo Roberto Pimenta discorre sobre os impactos causados ao varejo físico pelo avanço do varejo virtual, assim como as diferenças estratégicas e o comportamento do consumidor em ambas as esferas, usando para isso pesquisas e um estudo de caso sobre o "Hipermercado Extra" e o site "www.extra.com.br".
O surgimento do comércio online como um novo braço da Bandeira Extra trouxe uma grande ampliação de seu mercado. Com diversos aspectos que abrangem desde a comodidade do consumidor e praticidade, até questões culturais e psicológicas, podemos notar que grande parte dos clientes é influenciada a utilizar-se do varejo virtual, acarretando em uma disputa interna que impactou momentaneamente o mercado físico de forma negativa, levando os pontos de venda a buscar maneiras de atrair os compradores e superar esse impacto, através de eventos, degustações e investimentos em merchandising, possibilitando uma boa relação com sua concorrente interna, fidelizada pela mesma bandeira.
Essa mesma situação se apresenta, de um modo geral, entre as duas esferas do mercado varejista como um todo, mas é possível ressaltar que essa disputa e parceria que ocorre entre os processos de compra presencial ou via internet servem para trazer um melhor suporte ao cliente, que é quem detem o poder de decisão sobre o melhor método a escolher para cada situação particular.


Grupo Lobo



Fontes:
TCC Comércio – Varejo Físico e Varejo Virtual – Paulo Roberto Pimenta/2011

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