quinta-feira, 7 de junho de 2012

LOGÍSTICA REVERSA DOS DERIVADOS DE PETRÓLEO 

RECICLAGEM DE PNEUS


TCC elaborado por
ALDEMIR VERSANI DE SOUZA CALLOU 
Orientador Professor Msc. Álvaro Prado
2009  

O trabalho de conclusão de curso apresentado por Aldemir Versani de Souza Callou, no ano de 2009, disserta sobre a reciclagem dos pneus, tendo como tema base a logística reversa dos derivados de petróleo.
Como definição de logística reversa o autor nos mostra que a responsabilidade pelo descarte correto dos produtos gerados é do produtor sendo que este precisa do auxilio do consumidor para que o material chegue até ele após o uso, atendendo assim, em conjunto, aos princípios da sustentabilidade.
No caso específico dos pneus, as lojas revendedoras e oficinas mecânicas têm grande participação nessa ação, pois, na maioria dos casos, são elas quem propiciam o link entre produtor e consumidor, destinando o  produto de forma correta.
Os pneus usados são classificados de duas formas e então seguem para diferentes maneiras de reutilização: os servíveis são aqueles que podem ser reutilizados, ainda como pneus, estes serão recapados ou recauchutados; e os inservíveis que serão encaminhados para reciclagem, podendo ser empregados em sua forma original para outros fins, ou como matéria prima com o reaproveitamento de suas partes.
O processo de recapagem ou recauchutagem é feito com a substituição das partes externas (banda de rodagem e ombros), desde que a estrutura geral esteja conservada, com isso todas as propriedades essenciais são mantidas e sua vida útil assemelha-se ao pneu original. Esse método pode ser utilizado três vezes em caminhões e uma vez em automóveis, no entanto as condições das estradas brasileiras, por muitas vezes não permite que eles cheguem aos centros em condições de serem reutilizados.
O pneu pode ser transformado em matéria prima de duas formas, a primeira ocorre na sua trituração por inteiro até chegar a um pó que pode ser misturado ao asfalto para a pavimentação e incinerado como combustível pelas fábricas de cimento que incorporam os gases ao produto final. Essa borracha triturada também pode ser utilizada na produção de saltos e solados de calçados, mangueiras e tapetes para automóveis. Já a segunda forma consiste na separação dos materiais utilizados na fabricação, assim a borracha, o aço e o nylon são destinados a produção de artefatos, até mesmo os gases e óleo podem ser retirados por reações químicas e agregados a novos processos.
Além dessas aplicações, os pneus inservíveis podem ser reutilizados em seu modelo original, em obras de drenagem, muros de arrimo, barragens, recifes artificiais, quebra-mares, contenção de erosão do solo, enchimento e reforço de aterros, armazenagem de água para gramados, compostagem, construção de casas, móveis e parques infantis.
No entanto, mesmo com tantas maneiras de reutilizarmos os pneus, ainda o temos como vilão para o meio ambiente, pois falta conscientização dentre os cidadãos para destinarem seus pneus velhos da forma correta, acarretando em mais poluição e sujeira pelas cidades, podendo causar desde epidemias pelos insetos que o utilizam como viveiro, até grandes e perigosos incêndios pois, são utilizados elementos químicos e tóxicos em sua produção.

 GRUPO TIGRE  


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