segunda-feira, 11 de junho de 2012


A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE SEGURANÇA NA LOGÍSTICA PORTUÁRIA

Elaborado por:
Lucas Raposo das Neves
2011
Orientado por:
Prof. Dr. Daniel Alves Zacarias

O trabalho de conclusão de curso apresentado por Lucas Raposo das Neves em 2011, se trata da importância dos sistemas de segurança no processo logístico portuário, e sobre como a automação empregada nesses sistemas podem otimizar esse processo.

A segurança é muito importante para atingir metas ou se adequar aos padrões e regras exigidos na logística, e para garantir a segurança tanto de pessoas como de materiais, a automação do processo de controle é muito importante.

A partir do controle automático é possível fazer o trabalho que o homem não consegue fazer em grande escala, e elevando ainda mais a produtividade. Isso aumenta a eficiência e reduz o custo operacional do equipamento, mas por outro lado, reduz a mão de obra, que é bom para os empresários, mas é ruim para o país.

De acordo com o artigo, existem mais de 12 mil empresas atuando no segmento de sistemas eletrônicos de segurança, que disponibilizam sistemas de alarmes, circuitos fechados de TV, controle de acesso, portas e portões automáticos, proteção perimetral, equipamentos de combate a incêndio, dentre outros.

As questões de segurança sempre foram de extrema importância para os sistemas portuários de diversos países, e após os ataques terroristas de 11 de setembro, nos Estados Unidos, ficaram ainda mais em pauta, a preocupação com o sistema de segurança portuária tornou-se objeto de discussões.

No Brasil, a situação da segurança dos portos é equivalente a dos outros países, tenta se enquadrar ao (Código ISPS), implantado em 2002, regulamentando a segurança de navios e portos, os pontos chaves deste código são a proibição de acessos não autorizados aos navios e às instalações portuárias, combate à introdução de armas e de artefatos incendiários ou de explosivos nos navios e nos portos. O primeiro limite para ser implantado este sistema foi em 2004, e o governo brasileiro precisou implantar planos nacionais e multas para que houvesse êxito na regulamentação.


GRUPO PUMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já comentou?